Internacional Titulo
Cúpula afro-asiática termina com declaração muito geral
Da AFP
23/04/2005 | 14:20
Compartilhar notícia


O presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, encerrou, neste sábado, a cúpula afro-asiática de Jacarta com uma declaração de termos muitos gerais e celebrando a adoção de uma "cooperação estratégica" entre os dois continentes.

"Graças a esta cooperação, criaremos nos próximos anos uma herança de desenvolvimento social, econômico e cultural para as futuras gerações asiáticas e africanas", declarou Yudhoyono.

"Não apenas reafirmamos o espírito de Bandung, como também o adaptamos às necessidades de nosso tempo", afirmou ainda, comemorando os cinqüenta anos da Conferência de Bandung.

Os países participantes se comprometeram em trabalhar em favor da democracia, dos Direitos Humanos, o progresso social, o crescimento econômico, a tolerância religiosa, a erradicação da pobreza e a prevenção das catástrofes humanas.

A declaração comum pediu também a criação de um Estado palestinos. "Expressamos nossa rejeição ao fato de que, 50 anos depois da Conferência de Bandung em 1955, o povo palestino está ainda privado de seu direito à independência. Prosseguiremos com nosso apoio firme ao povo palestino e à criação de um Estado palestino viável e soberano, conforme as resoluções das Nações Unidas", indica o texto.

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, uns 50 chefes de Estado e dirigentes de cem países participaram nesta cúpula.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;