Economia Titulo
Shopping contrata 2,4 mil na região
Por Gabriela Gasparin
Especial para o Diário
18/11/2006 | 20:01
Compartilhar notícia


Com o mercado aquecido pelas vendas de final de ano, as contratações de empregos temporários no Grande ABC devem atingir as previsões feitas pelo comércio, pelo menos nos shoppings, centros em que a prática é mais comum. As cerca de 2,4 mil vagas anunciadas pelo Diário em setembro – um crescimento de 10% contra o ano passado na região – já estão quase preenchidas. As oportunidades em aberto devem ser fechadas até o final deste mês.

Das cerca de 700 vagas abertas para o período no Shopping ABC, de Santo André, cerca de 550, ou 78%, já foram preenchidas, de acordo com a gerente de Marketing Elizabete Henriques. Os interessados nas oportunidades restantes precisam correr, pois as lojas já estão selecionando os candidatos. “Pedimos para que os currículos sejam entregues nas próprias lojas”, revelou a gerente.

De acordo com Elizabete, o período de trabalho dos temporários varia de loja para loja. “Alguns estabelecimentos contratam somente para dezembro. Em outros, o funcionário fica até fevereiro”, disse. A gerente complementou que, se o funcionário demonstrar um bom desempenho, há a oportunidade de efetivação.

O shopping espera um crescimento de 20% nas vendas e de 25% no público total neste fim de ano em comparação com o mesmo período de 2005. Segundo Elizabete, o número de vagas temporárias abertas ficou estável em relação ao ano passado.

Crescimento – No ABC Plaza Shopping, também localizado em Santo André, houve um aumento de 10% na criação de empregos temporários este ano na comparação com 2005. Foram abertas 700 vagas, a maioria já preenchida.

“Não calculamos ao certo quantas oportunidades ainda estão abertas, mais o ideal é que os interessados entreguem os currículos nas lojas ou entrem em contato com os estabelecimentos por telefone (existentes no site do shopping: www.abcplaza.com.br)”, ressaltou a gerente de Marketing, Márcia Pacheco.

Cerca de 20% dos funcionários são efetivados, conforme informou a gerente. “Quem revela um bom trabalho é chamado para ficar mais tempo, como cobertura de férias, ou até mesmo para uma futura contratação”, concluiu.

Para este Natal, o centro de compras aguarda um acréscimo de 18% nas vendas sobre 2005. As cerca de 2,5 milhões de pessoas que devem circular no shopping em dezembro representam um aumento de 3% contra o ano passado.

No Mauá Plaza Shopping, de Mauá, as cerca de 450 vagas abertas para o período devem ser fechadas até o final deste mês, conforme divulgou o gerente geral, Fernando Rodriguez. “Não é mensurável quantos empregados são efetivados, mas existe a possibilidade”, acrescentou. O centro de compras espera um crescimento de 17% nas vendas e de 27% no fluxo de pessoas ante o ano passado, totalizando 1,9 milhão de consumidores no período de festas.

Das 500 oportunidades temporárias oferecidas pelo Shopping Metrópole, de São Bernardo, poucas ainda estão em aberto. O estabelecimento solicita que os interessados entreguem os currículos nas próprias lojas. Este ano foram abertas 20% mais vagas do que em 2005.

Diadema – O comércio de rua da cidade deve contratar 10% mais temporários este ano em relação a 2005: cerca de 3,5 mil. “Como não há shopping na cidade, as lojas de rua são favorecidas”, informou o gerente da ACE (Associação Comercial e Empresarial de Diadema), Marcos Vicente. (Supervisão de Hugo Cilo)



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;