Cultura & Lazer Titulo
São Bernardo abre mostra infantil com bonecos
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
15/10/2005 | 09:05
Compartilhar notícia


Em São Bernardo, a comemoração ao Dia das Crianças será prolongada. É que a cidade realiza, até 13 de novembro, a primeira Mostra de Teatro de Bonecos e Formas Animadas, com espetáculos, exposição, oficinas e performances. Tudo com entrada franca.

O evento ocorre em vários espaços da cidade. No Teatro Elis Regina, estão concentrados os espetáculos abertos ao público, além da exposição do grupo Infantocata e de oficinas. Mas a Mostra não atende apenas às crianças. Muitas das atrações são formatadas para adultos, como é o caso da peça Cuando Tu No Estás, do Grupo Seres de Luz. Ao alternar presença e ausência na trama, o espetáculo trata da solidão humana, com seus momentos de angústia, melancolia e desespero. A nostalgia do tango e a dramaticidade da ópera dão o clima à montagem.

Pouco antes desta apresentação, o público poderá conferir uma performance com o boneco-símbolo da mostra – um tipo de Polichinelo –, criado e manipulado com fios por Celso Ohi.

E quem estiver passando pela praça Lauro Gomes, às 11h, poderá entrar no clima da Mostra, com a divertida Passeata dos Bonecões promovida pelo Grupo Abaçaí, de São Paulo. Além de exibir bonecos enormes e cabeções, o grupo canta marchinhas típicas do Carnaval de Santana do Parnaíba.

Ainda neste sábado, começa no Centro Cultural Antônia Marçon Bonício uma exposição com bonecos do grupo Infantocata – onde, às terças e quintas-feiras, às 15h, haverá performances de Celso Ohi com os bonecos desta mostra. E, às 11h, começa, no espaço, o workshop Teatro Animado – Formas de Animação, coordenado por Adilson Vieira.

Uma parte significativa da Mostra de Bonecos e Formas Animadas ocorre em escolas municipais, dentro da programação Cult Circuito. Neste sábado, por exemplo, ocorre a apresentação de Portinari Pé de Mulato, com a Cia. Articularte, na EMEB Professor Salvador Gori (estrada Fukutaro Yida, 700. Tel.: 4392-3974), às 16h. Na EMEB Jardim Tupã (estrada Henrique Rosa, 411. Tel.: 4354-0773), às 16h, tem a exibição de O Catador de Tesouros, com a Cia. Soma Teatral.

Neste domingo, às 16h, a atração é o espetáculo Rapunzel, com o Circo Teatro Musical Furunfumfum. Nessa divertida releitura do clássico escrito pelos irmãos Grimm, no século XX, a donzela aprisionada na torre se divide entre o amor do príncipe encantado e a submissão à madrinha.

No próximo sábado (22) será a vez do grupo Infantocata apresentar, no Elis Regina, As Aventuras de Nonato Cabeção. Trata-se da saga do personagem-título, que é um cordelista, é sua companheira Gumercinda Farofa, bailarina de tambor de crioula. O casal migra do nordeste para o sul do país em busca de uma vida melhor.

A trupe retoma o espaço no dia seguinte para encenar Chuá Chuá O Pássaro da Chuva, que traz junto uma mensagem de preservação e respeito à natureza. Baseada numa lenda africana de tradição oral, conta a história de um pássaro muito alegre e bonito que, se um dia parar de cantar, provocará o fim das chuvas no mundo. Os bonecos são confeccionados com materiais alternativos, como casca de coco, sementes, palhas e búzios.

Atrações

No Teatro Elis Regina

Neste sábado, às 18h – Performances com o boneco-símbolo da Mostra. No saguão do teatro

Neste sábado, às 20h – Cuando Tu Não Estás, com o Grupo Seres de Luz

Neste domingo, às 16h – Rapunzel, com o Circo Teatro Musical Furunfunfum

Dia 22, às 20h – As aventuras de Nonato Cabeção, com o Grupo Infantocata

Dia 23, às 16h – Chuá Chuá O Pássaro da Chuva, com o Grupo Infantocata

Dia 27, às 20h – A Turma do Bairro, com teatro educativo A Turma do Bairro

Dia 29, às 20h – Certa Entidade em Busca de Outra, com a Cia. Bonecos Urbanos

Dia 30, às 16h – O Valente Filho da Burra, com a Cia. Articularte

Dia 5 de novembro, às 13h – Performances com o boneco-símbolo da Mostra. No saguão do teatro

Dia 5 de novembro, às 20h – Docotomias – Fragmentos Skizofrê, com a Cia. O Casulo BonecObjeto

Dia 6 de novembro, às 16h – Zôo-Ilógico, com a Cia. Teatro das Coisas. Às 20h, O Princípio do Espanto, com a Morpheus

Dia 13 de novembro, às 16h – Suma Daqui Menino, com o Teatro de La Plaza

Outros espaços

Neste sábado, às 9h – Exposição do Grupo Infantocata. De segunda a sábado, das 9h às 19h. No Saguão do Centro Cultural Antônia Marçon Bonício

Neste sábado, às 11h – Passeata dos Bonecões, com o Grupo Abaçaí. Na praça Lauro Gomes, s/nº

Dia 19, às 11h – Performances com o boneco-símbolo da Mostra. No Parque da Cidade de São Bernardo

Dia 20, às 15h – Passeata dos Bonecões, com o Grupo Abaçaí. Na Praça da Matriz, s/nº

Dia 21, às 11h – Performances com o boneco-símbolo da Mostra. No Shopping Metrópole

Dia 22, às 11h – Passeata dos bonecões, com o Grupo Abaçaí. No Parque da Cidade de São Bernardo

Dia 29, às 11h – Performances com o boneco-símbolo da Mostra. No Parque da Cidade de São Bernardo

Endereços: Centro Cultural Antônia Marçon Bonício – av. João Firmino, 900. Tel.: 4109-6262. Parque da Cidade de São Bernardo – av. Kennedy, 1.111. Tel.: 4368-7000. Shopping Metrópole – praça Samuel Sabatini, 200. Tel.: 4122-9999. Teatro Elis Regina – av. João Firmino, 900. Tel.:4351-3479.

Informações: www.saobernardo.sp.gov.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;