Política Titulo Ribeirão Pires
Vereador de Ribeirão divide função legislativa com a de boleiro

Flávio Gomes, do PPS, é zagueiro de time da segunda divisão da liga amadora de Ribeirão Pires e garante que perfil tímido na Câmara não se repete nos gramados

Caio dos Reis
Especial para o Diário
15/11/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Política e futebol estão entre os assuntos preferidos em roda de conversa dos brasileiros. A participação de ex-atletas no ambiente político também tem se tornado comum, como nos casos dos atacantes Romário (eleito senador pelo PSB do Rio de Janeiro) e Bebeto (deputado estadual pelo SD do Rio de Janeiro), além do goleiro Danrlei (deputado federal pelo PSD de Rio Grande do Sul). No Grande ABC, um vereador acumula outra missão além de escutar a população e fiscalizar o Executivo: Flávio Gomes (PPS) atua na segunda divisão da Liga Ribeirão-pirense de Futebol.

O parlamentar-boleiro é zagueiro titular do Acea (Associação Cristã de Esportes Atléticos), clube formado por professores de Educação Física. “Eu jogo desde 2008 no time, mas ele foi fundado em 2006. Depois de um tempo, a gente foi convidado para disputar a terceira divisão (da liga amadora da cidade) e conquistamos o vice-campeonato em 2013, subindo para a segunda (divisão). Agora vamos buscar a primeira”, vislumbra o vereador popular-socialista. Na semana passada, o time de Flávio Gomes se classificou para as oitavas de final da competição, que será disputada hoje no Campo da Vila Gomes.

Parlamentar de primeiro mandato, com 526 votos, Flávio Gomes tem perfil tímido na Câmara. São raríssimas as vezes que utiliza a tribuna e dificilmente participa de debates sobre o governo de Saulo Benevides (PMDB). Mas ele garante que no gramado a história é diferente.

Corintiano, ele abandona o jeito mais contido visto no Legislativo para orientar o time em campo. “Na Câmara sou mais sério. Não me considero um cara tímido, mas teve um época em que brinquei mais aqui (na Casa) e o pessoal acabou não gostando. Então, mantenho um jeito mais contido, na minha”, explica.

Usando a camisa de número 3 ou 4, o vereador conta que mantém um estilo de jogo firme. “Sou zagueiro central, gosto muito do estilo do Gil (zagueiro do Corinthians e da Seleção Brasileira) e me espelho nele para os meus jogos. Ele chega junto e não dá espaço para os atacantes”, compara.

CHUTEIRA PENDURADA
Em Diadema, o vereador Talabi Fahel (sem partido) também se aventurou nos gramados. Irmão de Fahel Júnior, técnico de futebol e ex-goleiro com passagens pelas categorias de base de Corinthians, Palmeiras e São Paulo, o parlamentar disputou campeonatos amadores em campos diademenses entre 1988 e 2004. “Joguei por alguns times aqui da cidade como volante e zagueiro. Era um bom marcador, mas faltava um pouco de habilidade então jogava mais atrás mesmo”, brinca o parlamentar.

Desde criança ligado ao mundo do futebol, Talabi compara a realidade dos gramados com a da Câmara de Diadema. “O povo é mais complicado. Os atacantes são mais habilidosos, mas a população é mais insistente. Hoje em dia, prefiro me dedicar à corrida e apenas brinco no futebol de fim de semana com os amigos.”

Na região, o ídolo do Corinthians Marcelinho Carioca tentou se eleger deputado com base eleitoral em Santo André, mas o máximo que conseguiu foi ficar como suplente de deputado federal.

O mais famoso boleiro-político é o tetracampeão mundial Romário. O senador encampa cruzada contra a direção da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O ex-presidente do Corinthians Andrés Sanchez foi aposta do PT para puxar votos à bancada de deputados federais e foi eleito.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;