Esportes Titulo
Sao Caetano assiste de camarote o clássico paulista
Por Edélcio Cândido
Do Diário do Grande ABC
Enviado a Atibaia
30/11/2000 | 00:52
Compartilhar notícia


Entre lagos, pinheirinhos e muito verde, num campo de grama bem aparada de um recanto turístico, em Atibaia, os jogadores do Sao Caetano treinam forte sob o signo da incerteza. Uma ansiedade que acaba nesta quinta à noite, no Morumbi, quando o elenco e o técnico Jair Picerni saberao quem será o adversário de domingo, pelas quartas-de-final da Copa Joao Havelange. Sao Paulo ou Palmeiras? A quatro dias do confronto mais importante da história do clube no futebol, Picerni encarou o forte calor desta quarta na preparaçao para a batalha.

Incansável, o treinador ensaiou jogadas, escanteios, faltas, posicionamentos dos meias e atacantes, contragolpes e cobranças de pênaltis... Mas quem seria o próximo adversário? "Quinta saberemos. Recebi três ou quatro convites para comentar Sao Paulo e Palmeiras, mas nem vou ao Morumbi. Vou assistir ao jogo pela TV, em minha casa. A gente já sabe tudo das equipes, mas nao custa ver o clássico", declarou o treinador. Para ele, "o Palmeiras é mais pegada, coraçao, e o Sao Paulo joga mais técnico, mais solto".

Neste autêntico vôo cego, na espera do inimigo, Picerni aposta que o Sao Caetano pode chegar mais longe. "Sinto isso. Eu treino o time sempre para ser ofensivo. Por isso, nao mudo a minha filosofia", avisou. Para facilitar, Picerni nao conta com problema para definiçao do grupo. Aílton e Claudecir foram poupados do treino por dores musculares, mas jogam.

O artilheiro Adhemar, que em sua terra natal (Tatuí) tinha o apelido de Quitao, mudou um pouco o tom do discurso de que seria melhor encarar o Sao Paulo por ser "mais técnico". Ele entende que qualquer um dos dois vai ser "barra pesada". No treino tático, Adhemar foi marcado de perto por dois zagueiros dos reservas e um terceiro fazendo sombra. "Sei que vou ser bem vigiado, mas tenho que achar uma saída". O atacante Vagner nao vê diferença entre pegar o Sao Paulo ou Palmeiras. "Os dois sao terríveis. Vamos ter de brigar muito".

Na defesa, o antigo titular Dininho treinou bem, cumpriu suspensao automática de dois jogos contra o Fluminense, mas deve ficar no banco depois das boas apresentaçoes de Serginho. "Estou agarrando com as duas maos a chance que tive, coloquei meu futebol em prática e conquistei a confiança do treinador", disse Serginho, que também atua como volante. Aos 26 anos, 1,83 m, chuteira 43, Serginho disse que o Sao Caetano está dando neste ano a alegria que o povo da cidade espera há algum tempo. "Em 1999, por duas vezes perdemos vagas em casa (para o Santo André, no Paulista da Série A-2, e para o Santa Cruz, no Brasileiro da 2ª Divisao), mas nao desanimamos. Agora, de cabeça erguida, demos a volta por cima".

Com cautela, Serginho começa a pensar no próximo jogo. "Nao adianta querer chegar à decisao sem passar pela próxima fase. Se dermos o passo maior que a perna, caímos", alerta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;