Nacional Titulo
Gorduras do Bem
Por
23/05/2011 | 00:00
Compartilhar notícia



A palavra gordura na alimentação remete logo as consequências ruins que o consumo exagerado traz para o organismo, principalmente para o coração. Só que existem as chamadas gorduras do bem que geram benefícios para a saúde e não devem ser evitadas.

As gorduras desempenham importantes funções, como o transporte de nutrientes e vitaminas, ação isolante contra o frio e até mesmo a redução da fome, pelo retardo do esvaziamento do estômago, gerando a sensação de saciedade por mais tempo. Ela gera energia para nosso organismo, sendo combustível fundamental para quem pratica atividade física regular. Quando a gordura está em falta, nosso corpo acaba usando as proteínas para produzir energia, resultando na perda muscular da chamada massa magra.

O importante é saber diferenciar as gorduras que são benéficas, das que causam prejuízos a nossa saúde. Gorduras do bem são as não saturadas, ou insaturadas, presentes em fontes vegetais como azeite de oliva e de amendoim, nozes, amêndoas, castanhas, linhaça, coco, açaí, chocolate amargo, abacate, além de ômega 3 e 6. A ingestão dessas gorduras saudáveis ajudam a melhorar a circulação sanguínea e a imunidade, ajuda a normalizar os processos inflamatórios, diminui o colesterol ruim (LDL) e ajuda a conservar o bom (HDL).

Por Yasmin Barcellos




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;