Setecidades Titulo
‘Arco-íris’ ao redor do sol colore céu da região
Por Verônica Fraidenraich
Do Diário do Grande ABC
05/10/2005 | 08:33
Compartilhar notícia


Quem estava na rua terça-feira por volta do meio-dia pôde observar o halo solar no céu. Imagem semelhante a um arco-íris redondo ao redor do sol. Fenômeno relativamente comum quando as nuvens estão altas, finas e frias. É a chamada nuvem cirrus-stratus. "Essas nuvens são formadas por cristais de gelo que ao refletir a luz do sol criam esse halo com todas as cores do arco-íris", explica a meteorologista Ana Beatriz Porto, meteorologista do 7º Distrito do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Milton Pereira Barros, coordenador do Observatório Astronômico de Diadema afirma que esse fenômeno não é raro e pode ocorrer até cem vezes por ano. Na maioria das vezes, porém, o halo que se forma é muito claro e, não é possível vê-lo. Segundo Barros, isso ocorre quando a luz não se decompõe em várias cores. "Em vez de refletir, a luz refrata deixando o círculo muito claro."

Quem observou o fenômeno, certamente teve a impressão de que o halo se formou próximo ao sol, mas, na verdade, ele fica na atmosfera terrestre, numa altitude entre 12 mil e 14 mil metros acima do solo. O professor Fábio Gonçalves, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências da USP (Universidade de São Paulo) diz que o fenômeno também ocorre à noite, em dias de lua cheia.

Quando ocorre de dia, os especialistas lembram que o halo não deve, nunca, ser apreciado a olho nu. "O sol pode causar problemas sérios à retina", explica Milton, de Diadema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;