Economia Titulo
Copom prevê manutenção dos juros por período 'suficientemente longo'
Por Do Diário OnLine
24/02/2005 | 10:07
Compartilhar notícia


O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central indicou que desde o início do processo de ajuste da taxa de juros, no último trimestre de 2004, "pôde-se verificar uma melhora nas projeções de inflação", uma vez que "se interrompeu o processo de aceleração" dos preços. Entretanto, de acordo com a ata da última reunião do comitê, "ainda não é possível dar esse processo por concluído".

Na última reunião, a taxa básica de juros da economia, a Selic, foi elevada em 0,5 ponto percentual, para 18,75% ao ano. Segundo a ata, divulgada nesta quinta-feira, essa decisão já traz os juros "para nível próximo ao que, na avaliação do Copom, promoverá a convergência da inflação para a trajetória das metas". Porém, a ata afirma que esse patamar deve permanecer por um período "suficientemente longo " — ou seja, para os próximos meses estão descartadas possíveis quedas na Selic.

"Evidentemente, na eventualidade de se verificar uma reversão na evolução do cenário prospectivo traçado para a inflação neste momento ou uma exacerbação de outros fatores de risco acompanhados atentamente pelo Comitê, a autoridade monetária estará pronta para adequar às circunstâncias o ritmo e a magnitude do processo de ajuste da taxa de juros básica", pondera o Copom, na ata.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;