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Conforto no asfalto ou na terra

André Henriques/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC

20/10/2010 | 07:03


André Henriques/DGABC

A primeira visão impressiona. Com dimensões generosas e linhas que denotam elegância e, ao mesmo tempo robustez, a picape VW Amarok desperta atenção por onde passa.

Por dentro, o nível de acabamento e conforto remete aos carros de passeio. Avaliada na versão topo de linha, Highline, com preço de R$ 119.490, a picape média produzida na fábrica de Pacheco, na Argentina, agrada por ter ar-condicionado automático de duas zonas, sistema de som com display touch screen e revestimento dos bancos em couro.

Opcionalmente, pode contar com o ESP (R$ 1.500) e rodas de liga leve de 19 polegadas (R$ 2.300). De fábrica vem com rodas aro 18. A versão mais em conta, Trendline, custa R$ 102.990. Ambas vêm equipadas com itens como direção hidráulica, air bag duplo, freios ABS e trio elétrico.

Ao pisar no pedal da direita, sente-se a força do moderno propulsor a diesel 2.0 de quatro cilindros com injeção direta, que entrega 163 cv a 4.000 rpm e 40,8 mkgf de torque a apenas 1.500 giros graças à tecnologia de downsizing (que possibilita a produção de motores menores e mais potentes) e à sobrealimentação por dois turbocompressores.

O câmbio é manual de seis velocidades, com engates precisos e que não vibra, ao contrário do que ocorre com outros modelos a diesel. A última das seis velocidades é longa e tem como missão reduzir o nível de rotações e o consumo em alta velocidade, contribuindo para a diminuição dos ruídos. Uma opção automática seria bem-vinda...

Segundo a Volks, a picape chega à velocidade máxima de 181 km/h (em 4x2) e vai de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos. A montadora aponta consumo médio de 13,1 km/l com a tração 4x2 acionada.

A picape oferece a tração 4Motion: 4x2 e 4x4 selecionável com sistema de acionamento do eixo dianteiro através de engrenagens, incluindo reduzida. O bloqueio do diferencial do eixo traseiro é opcional.

Os sistemas de segurança eletrônicos auxiliam o condutor também fora de estrada: o ABS para off-road, ativado por tecla ao lado da alavanca do câmbio, reduz a distância de frenagem na terra. Juntamente com o ESP, um assistente de frenagem em descidas entra em ação a velocidades inferiores a 30 km/h, evitando a aceleração acidental do veículo em descidas extremas, através de frenagens controladas. Em subidas, um assistente de arranque evita que a Amarok recue quando o motorista tira o pé do freio para acelerar.

NÚMEROS
Motor:
2.0 16V diesel biturbo
Potência: 163 cv a 4.000 rpm
Torque: 40,8 mkgf a 1.500 rpm
Câmbio: Manual de 6 velocidades
Velocidade máxima: 181 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,1 s
Tração: 4x4
Comprimento: 5,25 metros
Largura: 1,95 metro
Peso: 2.082 quilos
Carga útil: 1.018 quilos



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Conforto no asfalto ou na terra

Sueli Osório
Do Diário do Grande ABC

20/10/2010 | 07:03


André Henriques/DGABC

A primeira visão impressiona. Com dimensões generosas e linhas que denotam elegância e, ao mesmo tempo robustez, a picape VW Amarok desperta atenção por onde passa.

Por dentro, o nível de acabamento e conforto remete aos carros de passeio. Avaliada na versão topo de linha, Highline, com preço de R$ 119.490, a picape média produzida na fábrica de Pacheco, na Argentina, agrada por ter ar-condicionado automático de duas zonas, sistema de som com display touch screen e revestimento dos bancos em couro.

Opcionalmente, pode contar com o ESP (R$ 1.500) e rodas de liga leve de 19 polegadas (R$ 2.300). De fábrica vem com rodas aro 18. A versão mais em conta, Trendline, custa R$ 102.990. Ambas vêm equipadas com itens como direção hidráulica, air bag duplo, freios ABS e trio elétrico.

Ao pisar no pedal da direita, sente-se a força do moderno propulsor a diesel 2.0 de quatro cilindros com injeção direta, que entrega 163 cv a 4.000 rpm e 40,8 mkgf de torque a apenas 1.500 giros graças à tecnologia de downsizing (que possibilita a produção de motores menores e mais potentes) e à sobrealimentação por dois turbocompressores.

O câmbio é manual de seis velocidades, com engates precisos e que não vibra, ao contrário do que ocorre com outros modelos a diesel. A última das seis velocidades é longa e tem como missão reduzir o nível de rotações e o consumo em alta velocidade, contribuindo para a diminuição dos ruídos. Uma opção automática seria bem-vinda...

Segundo a Volks, a picape chega à velocidade máxima de 181 km/h (em 4x2) e vai de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos. A montadora aponta consumo médio de 13,1 km/l com a tração 4x2 acionada.

A picape oferece a tração 4Motion: 4x2 e 4x4 selecionável com sistema de acionamento do eixo dianteiro através de engrenagens, incluindo reduzida. O bloqueio do diferencial do eixo traseiro é opcional.

Os sistemas de segurança eletrônicos auxiliam o condutor também fora de estrada: o ABS para off-road, ativado por tecla ao lado da alavanca do câmbio, reduz a distância de frenagem na terra. Juntamente com o ESP, um assistente de frenagem em descidas entra em ação a velocidades inferiores a 30 km/h, evitando a aceleração acidental do veículo em descidas extremas, através de frenagens controladas. Em subidas, um assistente de arranque evita que a Amarok recue quando o motorista tira o pé do freio para acelerar.

NÚMEROS
Motor:
2.0 16V diesel biturbo
Potência: 163 cv a 4.000 rpm
Torque: 40,8 mkgf a 1.500 rpm
Câmbio: Manual de 6 velocidades
Velocidade máxima: 181 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,1 s
Tração: 4x4
Comprimento: 5,25 metros
Largura: 1,95 metro
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