Nacional Titulo
Mais de 27 milhões de crianças brasileiras vivem abaixo da linha da pobreza, diz Unicef
Por Do Diário OnLine
Com Agências
09/12/2004 | 14:54
Compartilhar notícia


Um estudo divulgado nesta quinta-feira pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) mostra que mais de 27 milhões de crianças vivem abaixo da linha da pobreza no Brasil. Elas fazem parte de famílias com renda mensal de até meio salário mínimo, o que equivale a menos de R$ 4,33 por dia.

O relatório, que usou dados de 2003, mostra que 33,5% dos brasileiros vivem abaixo da linha da pobreza — 45% deles são crianças.

Em relação à mortalidade infantil, o país aparece ao lado da República Dominicana e de Cabo Verde. De acordo com o Unicef, 35 em cada mil crianças morrem antes de completar 5 anos no país.

Na Suécia e em Cingapura, líderes do ranking, a mortalidade é de três a cada mil. Na América Latina, a mortalidade infantil no Brasil só é menor que a da Bolívia, Guatemala, Suriname, Nicarágua, Honduras, El Salvador e Guiana.

O Unicef critica ainda as desigualdades sociais do país. As crianças nascidas em famílias com renda mensal per capita de menos de meio salário mínimo têm três vezes mais chances de morrerem antes dos 5 anos, 21 vezes maior de ser analfabetas e 30 vezes maior de viver em residência sem saneamento básico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;