Cultura & Lazer Titulo
Educação está na mídia
Do Diário do Grande ABC
31/08/2003 | 17:57
Compartilhar notícia


A educação não está mais só nas mãos da escola e da família. TV, cinema (desenhos da Disney), videogames, brinquedos e fastfoods respondem por parte da formação cultural e educacional infantil. O perigo é as crianças se moldarem segundo metas mercadológicas. Por exemplo, o McDonald's identifica-se com valores da família de classe média, e filmes como Esqueceram de Mim e desenhos como Pokémon escondem valores subliminares.

Esta tese está na coletânea de 14 artigos do livro Cultura Infantil – A Construção Corporativa da Infância (Record), organizados e editados por Shirley Steinberg e Joe Kincheloe, um deles dedicado à história do programa Vila Sésamo. Tratam da realidade norte-americana, porém, os ensaios cabem no caso brasileiro, pois exemplos como Power Rangers, Ronald McDonald e A Bela e a Fera fazem parte do dia a dia das crianças brasileiras.

É fato que uma ferramenta eficiente de domínio é a cultura. Entre a Segunda Guerra e a Guerra Fria, o governo dos Estados Unidos usava empresas de entretenimento como intermediárias. Hoje, adultos e crianças vivem sob padrões ditados pela indústria cultural a partir das grandes corporações.

Não dá para subestimar o papel de Disney e Cartoon Network sobre as crianças nem impedir o consumo cultural. Mas os pais poderiam entender esse bombardeio e acompanhar os filhos, ficar próximo deles e desfazer, aos poucos, os mecanismos de sedução das grandes corporações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;