Setecidades Titulo Melhorias
São Caetano fecha o ano com entrega de obras e reformas

Prefeitura abriu pacote com inauguração de intervenções em creche no bairro Oswaldo Cruz e, ainda nesta semana, finaliza outras duas ações

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
11/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


A Prefeitura de São Caetano encerra o último mês do ano com uma série de inaugurações para a população. A primeira ação do pacote ocorreu na tarde de ontem, com a entrega da revitalização da Creche Oswaldo Cruz, no bairro de mesmo nome. A escola, administrada pela Sociedade Beneficente São João de Jerusalém e conveniada à rede municipal, atende em período integral mais de 150 crianças entre 1 e 6 anos.

Desde agosto, foram executadas obras de drenagem, iluminação, recuperação do telhado, das portas e do piso, além de pintura nas dependências. Foram investidos R$ 150 mil, com recursos da própria administração. Quem ficou a cargo dos serviços de readequação foi a empresa Medida Certa Construção Ltda, localizada no bairro Nova Gerti, na cidade, e de propriedade de Delcio Mascena da Silva e Rogério do Nascimento.

A diretora da creche, Suely Martinez do Rosario, relembrou como era a unidade, que foi reformada pela última vez em 2002. “Sentia uma tristeza ao entrar, pois parecia um hospital.”

“O ambiente está mais sadio e confortável para quem está trabalhando e para as crianças”, ressaltou o prefeito Paulo Pinheiro (PMDB).

OUTRAS INAUGURAÇÕES

Amanhã, às 15h30, a Prefeitura entregará a sede do Centro Integrado de Políticas sobre Drogas, na Rua Pará, 80, no Centro da cidade, e que receberá as atividades do Comad (Conselho Municipal Antidrogas), que promove acolhimento e orientação quanto à prevenção, recuperação e reinserção social de dependentes químicos e seus familiares. Segundo o Executivo, a obra, que custou cerca de R$ 10 mil, foi executada pela Secretaria de Serviços Urbanos.

No sábado, às 10h, será a vez de entregar o Parque Cerâmica e a Praça do Forno, ao lado da Rua Casemiro de Abreu, onde se localiza o primeiro forno da Cerâmica São Caetano, uma das maiores empresas da cidade na década de 1940.

De acordo com a administração, a revitalização foi feita por contrapartida da Sobloco, responsável pela construção dos empreendimentos imobiliários do Espaço Cerâmica, que inclui também o ParkShopping São Caetano. O investimento, porém, não foi informado. “Terá outro espaço que será conjugado a esse e inaugurado futuramente, pois ainda falta terminar o paisagismo. Com os dois, será mais uma opção para a prática de atividades físicas”, disse o prefeito.

Mais 13 escolas passam por revitalização

Segundo a secretária de Educação de São Caetano, Ivone Braido Voltarelli, mais 13 unidades municipais de ensino passam por reforma atualmente, sendo que grande parte delas será entregue até o início do ano letivo de 2015.

“Muitas serão concluídas em janeiro e fevereiro. Havia esperança de que entregássemos mais algumas agora em dezembro, mas estamos muito em cima da hora para o término do ano”, disse.

Uma das escolas que estão passando por revitalização e que Ivone destaca é a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Senador Flaquer, no bairro Fundação. Em fevereiro do ano passado, após uma forte chuva, parte da cobertura da quadra de esportes desabou. Felizmente não havia estudantes no momento do incidente, mas a estrutura da escola, entregue em 2007 e que passou por reformas em 2011, preocupou os pais.

“A unidade precisava de uma quadra coberta depois do problema pelo qual passou e está sendo feita a revitalização. O auditório tinha infiltração e já foi consertado. Acredito que antes do início das aulas será entregue a reforma completa. Outra instituição que também receberá grandes intervenções a partir dos próximos dias é a Emef Ângelo Raphael Pellegrino (no bairro Mauá)”, falou a secretária.

“Todo educador quer conforto, bom atendimento, que as crianças aproveitem o máximo possível e que o desenvolvimento seja pleno. Quando uma escola é revitalizada, é muito importante, pois atendendo esses alunos, estamos preparando o desenvolvimento deles para a sequência da vida escolar”, concluiu. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;