Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Vai viajar no Carnaval? Veja dicas para aproveitar a estrada com segurança
Da Redação, com assessoria
Do Garagem360
20/02/2020 | 11:48
Compartilhar notícia


Com a chegada do Carnaval, diversas pessoas vão aproveitar os dias de folia para viajar de carro pelas estradas do Brasil. Por isso a Dunlop, fabricante de pneus, separou algumas dicas úteis para que a viagem aconteça com toda a segurança. Confira a seguir.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Antes de viajar

1 – Manutenção em dia

Saiba como estão as condições do carro, verificando itens básicos como fluidos, sistema elétrico e componentes de suspensão.

2 – Pneus

Pneus em mau estado representam um risco à segurança do condutor, passageiros e usuários da via. Verifique se os indicadores de desgaste (TWI) não foram atingidos, o que implica a necessidade de substituição imediata do pneu.

Antes de pegar a estrada, veja também se os compostos não apresentam avarias na banda de rodagem e nas laterais. Faça a calibragem de acordo com o manual do veículo.

3 – Roteiro de viagem

Pesquise com antecedência sobre o lugar que será visitado para evitar contratempos. Procure se informar sobre os melhores horários para viajar.

4 – Bagagem

Não deixe que as malas obstruam a visão dos vidros traseiros e dos retrovisores. Fique atento também ao limite de carga do seu veículo – excesso de peso pode danificar componentes do carro e comprometer a segurança.

5 – Cadeirinha

Preste atenção aos acessórios indicados. Crianças de até 7 anos e meio precisam ser transportadas em dispositivos (cadeirinha, bebê conforto ou assento de elevação) equivalente à altura e idade.

No Caminho

6 – Cinto de segurança

Além de obrigatório, os cintos são fundamentais para diminuir possíveis danos aos ocupantes do veículo em caso de acidentes.

7 – Ultrapassagem

Tenha cuidado e fique atento às sinalizações da estrada. Quando for permitida, o ideal é se distanciar do veículo à frente para ampliar o campo de visão e verificar o melhor ponto para a ultrapassagem.

LEIA MAIS: De Subaru a BMW: 10 carros legais para comprar por R$ 99.500 (preço de um Polo GTS)

As motos mais legais do mundo

8 – Chuva/Neblina

Diminua a velocidade e mantenha o farol baixo ligado. Em caso de neblina, procure se guiar pelas faixas da estrada.

9 – Responsabilidade

Dirija com a consciência de que você não é o único na estrada. Nunca ultrapasse a velocidade estabelecida na pista. E lembre-se: direção e bebida alcoólica não combinam.

Depois de viajar

10 – Check-up

Mesmo com todos os cuidados recomendados acima, é preciso sempre estar preparado para algum imprevisto. O impacto dos pneus com buracos ou obstáculos na via durante a viagem, por exemplo, são situações que podem acontecer.

Nesses casos, é recomendável realizar um check-up no sistema de suspensão e pneus do veículo, verificando o estado geral dos componentes. A manutenção adequada da suspensão ajudará a garantir uma maior vida útil aos pneus.

Estradas mais legais do mundo

Por falar em viajar de carro, confira na galeria algumas das estradas mais legais do mundo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.