Cultura & Lazer Titulo Balé
Percussão e delicadeza nos palcos
Por Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
14/10/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O Balé Nacional da Coréia faz duas apresentações no Teatro Santo Agostinho, em São Paulo, nos dias 23 e 24. Os espetáculos, realizados também no Rio nos dias 20 e 21, comemoram os 50 anos de relações diplomáticas entre o país asiático e o Brasil. A montagem a ser apresentada em palcos cariocas e paulistanos se chama "Fantasia Coreana".

A apresentação é dividida em dez partes, cada uma privilegiando um tipo de dança tradicional. Nas coreografias, a grande marca são os movimentos delicados dos bailarinos. As danças são baseadas em lendas e contos que abordam a nobreza coreana, a natureza e os sentimentos.

A abertura é feita com Castelo, que representa o dia da rainha na corte. O segundo ato, Ministros, mostra a mesma rotina sob ponto de vista masculino. A percussão é o ponto de partida de Janggochum (dança do tambor em forma de ampulheta) e Samgomu e Ogomu (dança dos cinco tambores). O leque, objeto cênico comum à arte oriental, aparece em destaque em Buchechum, coreografia apresentada pela primeira vez em 1968, nos Jogos Olímpicos da Cidade do México.

Balé Nacional da Coréia. Dias 23, às 21h, e 24, às 20h. No Teatro Santo Agostinho - Rua Apeninos, 118. Tel.: 3209-4858. Ingr.: R$ 40.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;