Cultura & Lazer Titulo Imigração japonesa
Semana de celebrar a cultura do Japão
Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
14/06/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


A programação cultural relacionada às comemorações do centenário da imigração japonesa no País esquentam à medida em que se aproxima o aniversário de chegada do navio Kasato Maru ao porto de Santos, comemorado na quarta (18). A embarcação trouxe os primeiros trabalhadores da Terra do Sol Nascente.

Somadas às exposições já iniciadas no decorrer do ano, São Paulo abre hoje ao público dois importantes eventos sobre costumes, arte e cultura nipônicos. Deleite tanto para os aficionados pelo universo pop iconograficamente representado pelos modernosos dos arredores da estação de metrô Harajuku, em Tóquio, quanto para os apreciadores da arte promovida pelo grupo de artistas do Seibi, surgido na Capital nos anos 1930, reunidos em mostra no MAC (Museu de Arte Contemporânea) da USP.

Para o primeiro grupo, o dos que adoram mangás, animes, karaokês à moda do filme Encontros e Desencontros e, claro, a gastronomia típica, a Semana Cultural Brasil-Japão, evento oficial das comemorações, aberto às 9h de hoje para o público no Anhembi, será o paraíso até dia 22. A entrada é gratuita.

Além de shows musicais e apresentações de dança, há workshops, palestras e cursos divididos em oito categorias: Artes do Papel (como o origami), Artes do Design (moda, destaque para palestra do estilista Kenzo), Artes do Corpo (terapias como shiatsu), Artes dos Caminhos (ikebana, cerimônia do chá), Artes do Budô (artes marciais), Artes dos Sabores, Artes do Pop (cosplay) e Artes do Saber (integração cultural Brasil-Japão). A Sema Cultural é uma realização da Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, com apoio dos ministérios da Cultura e das Relações Exteriores, do governo do Estado, da Prefeitura e do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Semana Cultural Brasil-Japão - Até 22 de junho, 9h às 21h. No Centro de Convenções do Anhembi - av. Olavo Fontoura, 1209. Entrada franca. Informações no site: www.centenario2008.org.br/semana




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;