Internacional Titulo
Japão: Parlamento aprova protesto contra Coreia do Sul
Por
24/08/2012 | 01:46
Compartilhar notícia


A Câmara Baixa do Parlamento do Japão aprovou nesta sexta-feira uma resolução que denuncia as recentes ações da Coreia do Sul em uma disputa territorial com Tóquio. A decisão ocorre um dia após o primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, afirmar que Seul havia "perdido a sensatez" ao tentar devolver uma carta de protesto que ele havia escrito para o presidente Lee Myung-bak. O líder sul-coreano visitou, no início do mês, ilhas disputadas pelas duas nações. Os coreanos chamam as ilhas de Dokdo, enquanto no Japão elas são conhecidas como Ilhas Takeshima.

A resolução da Câmara nipônica também condena comentários de Lee Myung-bak sobre o imperador japonês considerados ofensivos, feitos durante a visita às ilhas. "Eu novamente exijo um pedido de desculpas e uma retratação", disse Noda ao Parlamento após a aprovação da resolução, referindo-se as observações sobre o imperador. A Câmara Baixa do Japão votou, ainda, uma resolução separada protestando contra a aterrissagem de ativistas de Hong Kong em um outro conjunto de ilhas em disputa. (Dow Jones)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;