Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 17 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Vereador quer abater ISS de comerciante em Mauá

Claudinei Plaza/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Tucano diz que pandemia prejudicou setor; prefeito petista só deu desconto no tributo à Suzantur


Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC

25/01/2022 | 05:04


Vereador Leonardo Alves (PSDB), de Mauá, encaminhou ofício ao Executivo do município, sob comando de Marcelo Oliveira (PT), pedindo que a administração também conceda desconto no ISS (Imposto Sobre Serviço) a comerciantes da cidade que também sofreram impacto da pandemia de Covid-19.

O pedido, conforme o parlamentar, poderia ajudar parcela dos comércios da cidade que viram a movimentação diminuir com as restrições sanitárias, utilizadas para evitar o aumento de contágio. Ainda no ano passado, Marcelo Oliveira deu desconto de 50% na alíquota à empresa Suzantur, concessionária do transporte público na cidade, sob alegação de que a empresa sofreu com a redução de usuários na pandemia. A administração, entretanto, ignorou o fato de que outros ramos comerciais também foram impactados.

“Dessa forma, imperioso de faz a realização de estudo do impacto financeiro para a concessão do benefício de redução de alíquota do ISSQN aos seguintes prestadores de serviço com base no anexo II da lei complementar número 21/2014. Tal redução se mostra necessária a fim de reduzir custos e manter a operacionalidade do sistema, sendo certo que boa parte dos prestadores de serviços indicados são de pequeno porte”, afirma o vereador no ofício encaminhado para a Prefeitura.

Dentre as atividades elencadas pelo vereador para receber os descontos estão barbearia, esteticista, fisioterapia, atividades relacionadas a construção civil e instituições de ensino, por exemplo. O vereador também se reuniu com comerciantes da cidade para debater o desconto no ISS

“Os comerciantes nos procuraram e acabamos por ter esse diálogo. Então conversamos com a Aciam (Associação Comercial e Industrial de Mauá), conversamos com profissionais ligados a rede ensino, com cabeleireiros. Conversamos com contribuintes de ISS na cidade. Queremos buscar dispositivos que possam ajudar o comércio, principalmente os prestadores de serviço”, declarou o vereador.

A Prefeitura de Mauá não respondeu aos questionamentos do Diário até a conclusão desta edição.

SUZANTUR

A Suzantur foi beneficiada com redução da alíquota de ISS, de 4% para 2%, por projeto elaborado pelo prefeito, conforme revelado pelo Diário no dia 10 de dezembro. Na Câmara, somente dois vereadores rejeitaram a proposta. Além de Sargento Simões (Podemos), Admir Jacomussi (Patriota) também foi contrário. Irmão Ozelito (PSC) se ausentou da sessão e não votou.

Com a medida, a administração abre mão de receita da ordem de R$ 3 milhões ao ano. A própria Prefeitura confirma que a renúncia fiscal mensal, a partir desse benefício, alcança R$ 240 mil.

A Prefeitura de Mauá não exigiu qualquer tipo de contrapartida da empresa ao anunciar o benefício. Apesar de muitos comerciantes terem sofrido com a pandemia e solicitado ajuda da administração, o desconto no ISS só foi dado à Suzantur.
 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;