Memória Titulo
Hoje tem reencontro da turma da Rua dos Italianos

A dica do 'abre' de hoje é do jornalista Renato Campos, que fez história aqui no DIÁRIO, como se pode depreender de uma das fotos...

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


A dica do 'abre' de hoje é do jornalista Renato Campos, que fez história aqui no DIÁRIO, como se pode depreender de uma das fotos.

* * *

A Turma da Esquina e Napolitano tem encontro hoje à noite. Vocês a conhecem? São amigos. Nasceram na década de 1940 em Santo André. Na década de 1960 moraram na Rua Agenor de Camargo, a antiga Rua dos Italianos, ou adjacências. A diversão da turma era as reuniões na esquina da rua com a Dom Duarte Leopoldo e Silva. À noite o ponto era o Restaurante Napolitano, na Rua Coronel Alfredo Flaquer. Por isso, "turma da esquina e Napolitano".

É uma amizade que perdura por mais de 50 anos. E que tem até um blog. Vale a pena acessar: http://turmadaesquinaenapolitano.blogspot.com

Uma lista da turma totaliza 93 nomes: 86 localizados e contatados; sete a localizar. Dezenove partiram. Ganharam minibiografias, a serem mostradas no reencontro de hoje à noite, como homenagem póstuma.

A infância e juventude da turma foram vividas no bairro, a meio caminho entre o Centro e o Ipiranguinha, junto à Igreja Matriz de Santo André. Muitos formavam no Santo André Futebol Clube, time fundado na década de 1960. Foi fundador e administrador o Sr. Ladislau Dias da Rocha, o Lalau.

Os jogos eram disputados no campo do João Ramalho, localizado na Avenida Fernando Prestes, altura do nº 600, ao lado do Lanifício Santo Amaro. O time recebia seus adversários e também excursionava pelo interior e outros estados.

REENCONTRO DA TURMA

Quando: hoje. Horário: a partir das 20h. Local: Bella Vitória (antiga Vitória Régia). Endereço: Rua Tuiuti, 39, Jardim Bela Vista, junto à Praça Alan Kardec, no final da Avenida Portugal. Contatos: Alcinio Cranchi (9790-8809: ac.cranchi@bol.com.br; Emir César Maida (8520-1132; ecmaida@gmail.com

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 16 de dezembro de 1979

Retrospectiva - Pouca alteração na Saúde Pública na década de 1970 no Grande ABC.

Especial - Planejamento familiar, uma tentativa de democratizar a informação.

Especial 2 - A horta comunitária teria vez no Grande ABC?

Entrevista - José Vasconcelos, o humor levado a sério. Entrevista concedida aos jornalistas Mauricio Milani e João Roberto Fontana, com fotos de Ricardo Hernandes.

Rádio - Cantor Wilson Miranda estréia amanhã na Rádio Diário.

Crônica 1 - Roterdan Cravo, pseudônimo de Fausto Polesi: "Quero ver o presidente, isto sim, sair no tapa com os seus bajuladores".

Crônica 2 - Guido Fidelis: "Santos cassados se revoltam, promovem greves e castigam os homens com dragões e napalm".

EM 17 DE DEZEMBRO DE...

1969 - Inaugurada em Santo André a Farmácia Moderna do ABC, de Quinto Tombolatto, Aurélio Tombolatto e Ernesto Faria da Silva.

1989 - Fernando Collor de Mello eleito presidente da República nas primeiras eleições presidenciais diretas realizadas no Brasil em 29 anos.

1994 - Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai assinam acordo que cria o Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul).

2004 - Falece o prefeito de São Caetano, Luiz Olinto Tortorello.

SANTOS DO DIA

João da Mata, Lázaro de Betania, Olímpia, Vivina.

ALMANAQUE

Antonio Flaquer (Tonico)

Nascimento: Santo André, 17 de dezembro de l896.

Vereador: 1936 e 1937 (Partido Constitucionalista).

Prefeito: 1948 a 1951 (PDC)

Deputado estadual: 1951 a 1955 (PDC)

Falecimento: Santo André, 25 de novembro de 1957.

Filho do senador Flaquer e de Elisa de Menezes Flaquer. Cartorário. Como prefeito, desapropriou as áreas do Estádio Bruno Daniel e Praça IV Centenário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;