Setecidades Titulo Segurança pública
Santo André terá centro de operações integradas por vídeo até o fim do mês

Primeiro da região, equipamento contará com 250 câmeras para monitorar o ambiente urbano

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
04/06/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Heitor Aggio/ PSA


 A Prefeitura de Santo André promete entregar ainda neste mês o primeiro COI (Centro de Operações Integradas) do Grande ABC. A unidade reunirá as 250 câmeras de monitoramento da cidade em um único espaço e, com isso, promete incorporar os serviços de trânsito, Defesa Civil e segurança. As intervenções tiveram investimento de R$ 276 mil. 

A expectativa da administração andreense, chefiada por Paulo Serra (PSDB), é, a partir da inauguração do COI, triplicar a capacidade de vistoriar as principais ruas e avenidas do município. O espaço, localizado no terceiro andar do prédio do Executivo, no Paço Municipal, no Centro, recebeu, ontem, vistoria do prefeito e do comandante da PM (Polícia Militar) no Grande ABC, Renato Nery.

“O centro ainda está em fase de implantação, mas apresenta tecnologia voltada ao policiamento preventivo, com acesso rápido às imagens de segurança e sobre o que está acontecendo na cidade”, ressalta Nery. 

O comandante pontua, ainda, que o serviço de inteligência promete auxiliar as investigações policiais. “Com esse sistema integrado, é possível acessar imagens com outras informações importantes para ocorrências na cidade. Por exemplo, encontrar pessoas que estão condenadas mas em liberdade. Isso facilitará e agilizará o policiamento preventivo”, confia.

O prefeito Paulo Serra (PSDB) destaca a importância do projeto para contribuir com o aumento da sensação de segurança no município. “Seremos a cidade mais monitorada no Brasil. Aqui neste espaço teremos uma atuação rápida dos agentes de segurança, de trânsito, das polícias Militar e Civil e da Defesa Civil para o pronto atendimento de ocorrências e também para proporcionar um monitoramento preventivo eficiente, evitando que o crime se concretize”, pontua. 

COMITÊ

Criado em janeiro de 2017, o CIS (Comitê Integrado de Segurança) reúne, quinzenalmente, integrantes da administração andreense e das polícias para avaliar as estatísticas criminais de cada região da cidade. 

Na edição de ontem do encontro, foi apresentada a primeira comandante de carreira da GCM (Guarda Civil Municipal), Vincenzina de Simone, e também o novo comandante do CPA/M-6, Renato Nery.

A força-tarefa faz mapeamento da criminalidade no município, com a proposta de melhorar a estratégia de patrulhamento por rondas nas regiões com maior registro de queixas. Além disso, outros aspectos que colaboram com a segurança dos bairros serão revistos em conjunto, como a iluminação pública e serviços de manutenção.

Em São Bernardo, unidade de segurança tem previsão de entrega para agosto

A Prefeitura de São Bernardo recebeu do governo do Estado autorização para implantar um COI (Centro de Operações Integradas) na cidade em abril, no entanto, a inauguração do equipamento está prevista para ocorrer apenas em agosto. A unidade ficará instalada em um edifício na Avenida Redenção, no Centro do município, antiga sede da Secretaria de Assistência Social, deslocada para outro prédio no mesmo complexo. 

As obras do projeto em São Bernardo serão feitas por meio de convênio com a Ecovias. A cidade já conta com 117 câmeras para monitoramento de toda malha viária do município, porém, a parceria prevê, também, a implementação de outros 20 equipamentos. 

O Centro de Operações Integradas de São Bernardo irá congregar no mesmo espaço as polícias Militar, Civil, Guarda Civil e vai integrar também Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e outros órgãos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;