Setecidades Titulo Em Mauá
Vazamento de produto químico isola Rua Lasar Segall, em Mauá

Acidente teria sido ocasionado pelo contato de ácido sulfúrico, altamente perigoso e corrosivo, com a água dentro de empresa na Vila Assis Brasil

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
13/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Vazamento de produto químico na empresa de alumínio Nova Mundial Anodiza, localizada na Rua Lasar Segall, Vila Assis Brasil, em Mauá, causou a interdição total de vias, entre elas a Avenida Papa João 23, na noite de ontem, além de inúmeros transtornos à população, que teve dificuldade para acessar suas residências. Apesar do susto, ninguém ficou ferido, conforme o Corpo de Bombeiros.

À princípio, o acidente teria sido causado pelo contato de ácido sulfúrico, altamente perigoso e corrosivo, com a água, gerando fumaça tóxica. O material é usado para galvanoplastia, que consiste em processo eletrolítico para recobrimento metálico de objetos, geralmente usado para proteção das peças.

O ponto de ignição da ocorrência foi encontrado por volta das 21h e, até o fechamento desta edição, equipes do Corpo de Bombeiros tentavam controlar o vazamento. Técnicos da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e da Defesa Civil também acompanhavam a ação.


Policiais ouvidos pela equipe do Diário disseram que um tambor de 800 litros do produto químico foi danificado. A principal dificuldade da ocorrência era que os bombeiros não puderam usar água para conter a fumaça, tendo em vista risco de explosão.


De acordo com agentes da Defesa Civil, somente hoje será possível fazer análise para verificar os danos causados no prédio, bem como em rio que passa atrás da empresa. Os agentes também não souberam afirmar quais os possíveis prejuízos causados àqueles que possam ter inalado a fumaça tóxica. Os profissionais aguardarão perícia técnica especializada em produtos químicos. A Cetesb será a responsável por laudo oficial.

CONFUSÃO
Moradores que chegavam do trabalho e tentavam atravessar a Avenida Papa João 23, que dá acesso ao bairro, se deparavam com o cheiro forte do produto químico e com a fumaça. Exemplo foi o caso do limpador de vidros Edimilson Ramos da Silva, 32, que ficou desesperado com o cenário, sem poder chegar em casa, tendo em vista que a via estava interditada.

“Minha esposa e meu filho de 1 mês e 10 dias estão em casa. Não sei qual o perigo que tem de inalar esse produto. Quero passar (pela via) e ver como eles estão”, disse Silva.

A equipe do Diário flagrou sete pessoas na mesma situação de Silva. A confusão atraiu também moradores do entorno, que foram para as ruas verificar o que acontecia. Curiosos paravam os veículos nas proximidades para obter informações e ofereciam ajuda, caso fosse necessário evacuar o local. Fumaça cinza podia ser visualizada de longe.

Funcionários da empresa Nova Mundial Anodiza afirmam que não houve vítimas, uma vez que o expediente já havia sido encerrado no momento do vazamento. Alguns, inclusive, voltaram para o local de trabalho após tomarem conhecimento do acidente. 

O caso foi registrado no 1º DP (Centro) da cidade. O proprietário do local foi encaminhado à delegacia na companhia do delegado plantonista para prestar depoimento na noite de ontem. Até o fechamento desta edição, a equipe de perícia da Polícia Civil aguardava o fim do vazamento para realizar vistoria.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;