Internacional Titulo
Congresso Judeu Mundial corta relaçoes com a Austria
Do Diário do Grande ABC
17/03/2000 | 08:44
Compartilhar notícia


O Congresso Judeu Mundial (CJM), um dos maiores grupos de pressao por uma compensaçao para as vítimas do Holocausto, disse esta quinta-feira que nao tratará com a Austria enquanto o Partido pela Liberdade (ultradireita) estiver no governo.

O grupo lançou uma campanha para assegurar uma compensaçao para os judeus austríacos cujos bens foram roubados depois que a Alemanha anexou a Austria, em 1938. Cerca de 200 mil judeus viviam na Austria na época. Mas, desde que o Partido pela Liberdade da Austria, liderado por Joerg Haider, entou no governo, no dia 4 de fevereiro passado (em coalizao com os conservadores do Partido Popular), o Congresso Judeu Mundial disse que nao terá relaçoes diretas com a Austria. ``Nao trataremos com um governo que tem o partido de Haider na coalizao, disse Elan Steinberg, titular do CJM.

O CJM estima o valor dos bens confiscados dos judeus austríacos em US$ 10 bilhoes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;