Cultura & Lazer Titulo
Sony lança TV com a tela mais fina do mundo
Do O Dia
03/10/2007 | 07:00
Compartilhar notícia


De frente, ela é pequena. De lado, é quase invisível. Assim é a SonyDrive XEL-1, televisão lançada terça-feira em Tóquio que tem 3 milímetros de espessura e tela de 11 polegadas. Ela chegará ao público japonês em dezembro, tornando-se a primeira TV com tecnologia OLED a ser vendida no mundo.

OLED é a sigla em inglês para diodos orgânicos emissores de luz. Essa tecnologia combina diferentes materiais orgânicos para produzir as cores. Permite criar telas mais brilhantes, com imagens mais definidas e precisas, e menor consumo de energia do que as TVs de LCD.

O problema é a dificuldade em produzir telas maiores, como as de 30 e 40 polegadas, que já existem em plasma e LCD. Além disso, o custo ainda é elevado.  A Sony não espera superar os modelos de LCD e plasma que dominam o mercado.

Inovação - A preocupação inicial é mostrar que ainda é capaz de lançar produtos inovadores. A empresa que criou o walkman perdeu a primazia da música portátil para a Apple e seus iPods e está perdendo a guerra dos consoles para o Wii, da Nintendo.

Serão produzidas apenas 2.000 unidades por mês e não há data prevista para lançamento em outros países. A vida útil da XEL-1 é estimada em 30 mil horas, o suficiente para 8 horas de uso diário por dez anos.

Contudo, é metade da durabilidade das TVs LCD da própria Sony. A SonyDrive XEL-1 será vendida no Japão por cerca de US$ 1.740 (em torno de R$ 3.300), valor equivalente ao de modelos LCD de 40 polegadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;