Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Pressões sobre Neycar em Mauá
Por Raphael Rocha
11/10/2019 | 07:13
Compartilhar notícia


Depois que a vice-prefeita de Mauá, Alaíde Damo (MDB), ingressou com recurso contra a liminar expedida a favor do retorno de Atila Jacomussi (PSB) à cadeira de prefeito da cidade, intensificou pressão, dentro da Câmara, contra o presidente da casa, Vanderley Cavalcante da Silva, o Neycar (SD). Juridicamente, a decisão a favor de Atila foi um ato contra uma deliberação do Legislativo – o impeachment aplicado, em abril – e caberia à presidência do parlamento tomar alguma posição a respeito. Neycar havia estendido a bandeira branca com o prefeito, a despeito de alguns vereadores terem pedido para que a Câmara recorresse da liminar expedida pelo TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). Há um grupo de advogados que costuma acompanhar o dia a dia dos vereadores que cogita ingressar com ação por prevaricação contra Neycar e por desrespeito às atribuições do chefe da casa conforme diz o regimento interno. 

Eleição
Filiado ao PT de São Bernardo e ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Sérgio Nobre foi eleito ontem, por unanimidade, presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores) para um mandato de quatro anos. Ele substitui Vagner Freitas à frente da entidade. Ao site do PT nacional, Nobre declarou que a CUT se prepara para combater o que ele chamou de “ataques diários” do presidente Jair Bolsonaro (PSL) aos “direitos sociais e trabalhistas”. “É nesse tipo de conjuntura, de adversidade, de muita dificuldade, que o movimento sindical se renova, se inova. Então é isso que vai acontecer com a CUT.”

MDB de Ribeirão
Ex-vice-prefeita de Ribeirão Pires, Leo Moura assumiu o comando do MDB da cidade, com objetivo de pavimentar a candidatura da irmã, Lair Moura, à Prefeitura local, em 2020. O projeto foi discutido com o deputado estadual Jorge Caruso (MDB). “Será uma honra conduzir o partido com as pessoas que se propuseram a oferecer uma nova proposta de governo para a cidade.”

Pontapé inicial
Ex-secretário de Governo de Mauá, João Veríssimo criou perfil em redes sociais, fato interpretado no meio político como início oficial de uma pré-candidatura à Prefeitura mauaense para a eleição do ano que vem. O nome da página é “Juiz João Veríssimo” e traz relatos de agendas e opiniões dele.

Luto e fogos
Vereadores de oposição ao prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), reclamaram da postura do chefe do Executivo na terça-feira. Durante a sessão, chegou a informação de que o socialista havia decretado luto oficial pela morte de Benícia Regina Conceição, mãe do ex-prefeito Donisete Braga (ex-PT, atual Pros). Porém, horas depois, foi protagonista de ato de entrega de ônibus da Suzantur, empresa que administra o sistema de transporte coletivo da cidade. A solenidade teve direito a fogos de artifício. Para a oposição, houve desrespeito à memória de Benícia.

Encontro
Os prefeitos de Santo André, Paulo Serra (PSDB), e de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSB), se encontraram ontem, para discussão de políticas públicas, segundo o tucano. A reunião acontece em meio ao debate de retorno de Kiko às fileiras do PSDB.

Postura
Em reunião com o deputado federal Alex Manente (Cidadania), o vereador Roberto Palhinha (Avante), que assumiu a cadeira após a morte de Ramon Ramos (PDT), no domingo, avisou que deve manter postura de independência na Câmara, mas votar nos projetos indicados pelo prefeito Orlando Morando (PSDB). Alex liberou o aliado a atuar conforme sua consciência no Legislativo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.