Política Titulo
Prefeitura de Mauá demite ativista negro
Por Do Diário do Grande ABC
27/06/2006 | 08:01
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Mauá demitiu o ativista da causa negra Aparecido Anthony dos Santos da Coordenadoria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial e Étnica . Ele acusa o governo de Leonel Damo (PV) de ser “uma gestão racista” e afirma que sua exoneração deu-se exclusivamente por questões políticas. Anthony diz que se recusou a apoiar a vereadora Vanessa Damo (PV), filha do prefeito, que é pré-candidatura a deputada estadual.

O presidente da ONG ABC Sem Racismo, Dojival Vieira dos Santos, sai em defesa de Anthony. Para ele, a demissão do coordenador “é o golpe final de um processo de desmonte da coordenadoria que começou no início da gestão Damo”. Ele insinua que o prefeito é racista.

“A ONG ABC Sem Racismo faz um chamado à população negra de Mauá para que esteja atenta a políticos como Damo que, por trás de uma aparência civilizada, maltratam a população negra – que na região corresponde a cerca de 800 mil pessoas – e praticam racismo institucional”, comenta Dojuval..

Anthony afirma que foi procurado por “mensageiros do governo” que sugeriram-lhe indiretamente que apoiasse Vanessa. “Isso nunca foi dito diretamente pelo prefeito, mas os mensageiros sempre trazem esse pedido de forma paralela”, diz, sem revelar nomes.

O ex-coordenador acredita que a Prefeitura tentará desviar o foco de sua demissão. “Com certeza, eles devem criar dois ou três eventos populistas como estratégia. A coordenadoria será um cabo eleitoral, porque essa gestão não tem compromisso com a questão racial”, afirma o funcionário demitido.

A Coordenadoria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial e Étnica foi criada em julho de 2005 no governo interino de Diniz. O organismo é vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O salário do coordenador é de R$ 3.225,23.

Para o presidente da ABC sem Racismo, a população negra de Mauá foi a vítima da briga política entre o prefeito e o presidente da Câmara, Diniz Lopes (PL), pré-candidato a deputado estadual e adversário direto de Vanessa. “A disputa política é o pano de fundo da decisão de sucatear a coordenadoria”, crê Dojival. Anthony, por sua vez, diz que foi procurado pelo liberal após sua exoneração, mas não revelou se irá apoiá-lo.

A secretaria municipal de Educação, Angela Donatiello Lopes, nega que a demissão de Anthony tenha sido política. “Ele foi exonerado por problemas profissionais.” Segundo ela, os trabalhos estavam aquém do esperado.

“Vamos colocar outra pessoa que desenvolva um trabalho um pouco mais ágil”, diz. Segundo Angela, a nomeação depende da manifestação do prefeito Leonel Damo. Por ora, responderá interinamente pela Pasta Noeme Ferreira dos Santos, responsável pela articulação das políticas de raça, gênero e pobreza da Prefeitura.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;