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Ensino Médio declina e Fundamental melhora

Números do Idesp revelam desempenho dos alunos de escolas estaduais nas cidades da região

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
01/04/2014 | 07:00
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A qualidade do Ensino Médio na região, de responsabilidade do Estado, piorou entre 2012 e 2013, após discreta melhora no período anterior. Nas sete cidades, o desempenho no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) do ano passado foi menor que o de 2012. Já quando avaliados o 5º e 9º anos do Fundamental, as médias melhoraram.

No Estado, o índice também teve queda no Médio, passando de 1,91 para 1,93, e permaneceu estável no Fundamental. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Educação do Estado.

O indicador atribui nota de zero a 10 às escolas com base no desempenho do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar) – que mede conhecimentos em Português e Matemática – e aspectos como frequência e evasão.

Na região, a única cidade a apresentar nota maior que 2 no 3º ano do Ensino Médio foi Ribeirão Pires. Mesmo assim, o desempenho das escolas do município caiu de 2,31 em 2012 para 2,11 em 2013. São Caetano teve a pior queda: passou de 2,19 para 1,85. Já a cidade com a nota mais baixa é Diadema, que passou de 1,66 para 1,63 (veja tabela abaixo).

Para a secretaria estadual, a tendência é que São Paulo obtenha melhores índices a partir do ciclo 2 do Ensino Fundamental, chegando ao Médio nas próximas avaliações. Porém, na avaliação da professora de pós-graduação em Educação da PUC (Pontifícia Universidade Católica) Clarilza Prado de Souza, há necessidade de mudanças no currículo escolar. “A escola não corresponde à realidade dos adolescentes, que demandam cada vez mais tecnologia. É necessário criar condições melhores para professores e alunos.”

FUNDAMENTAL

De forma geral, o Idesp aponta que 285 escolas estaduais (87,1% das 327 unidades avaliadas) atingiram ou superaram as metas em 2013 em pelo menos um dos ciclos. Esse número, porém, foi puxado pelo bom desempenho do Fundamental na avaliação. No ciclo 1, por exemplo, onde o Idesp apresenta tradicionalmente os melhores índices, 99 das 127 escolas (77,9%) estão nesta situação no Grande ABC.

Ainda assim, a única cidade que apresenta Idesp no 5º ano do Fundamental maior que 5 na região é Diadema, em contrataste com o baixo desempenho do Médio. O município passou da nota 4,73 em 2012 para 5,09 no ano passado.

A especialista avalia que mesmo a melhora no Fundamental é tímida. “O aluno não aprende e leva deficiências por toda a vida escolar porque a escola não oferece estrutura.” 




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