Sua Saúde Titulo
Gota

Doença metabólica crônica, não contagiosa, que atinge uma ou mais articulações, a gota é caracterizada pela elevação de ácido úrico

Por Leo Kahn
03/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Doença metabólica crônica, não contagiosa, que atinge uma ou mais articulações, a gota é caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue que leva a depósito de cristais de sódio nas articulações, causando inflamação local.
A articulação do pé geralmente é a primeira a ser atingida, a dor é aguda e súbita e a região onde a crise acontece fica avermelhada e inchada. Se não fizer o tratamento necessário desde a primeira manifestação, as crises continuarão e poderão atingir outras articulações, como a do joelho, chamada de gota crônica.
É o estágio mais sério da doença com as complicações já instaladas em outros órgãos além das articulações, podendo surgir deformidades e defeitos irreversíveis nessas juntas.
Cerca de 2% da população mundial sofre de gota, que acomete mais homens, na proporção de oito para uma mulher. Mas a incidência aumenta após a menopausa.
A doença ocorre geralmente após os 35 anos devido a acúmulo de ácido úrico no sangue e pode acontecer tanto pela produção excessiva quanto pela eliminação deficiente da substância.
Só é possível fazer o diagnóstico de gota na primeira crise se forem encontrados cristais de ácido úrico no líquido aspirado da articulação. Caso contrário, não é possível definir o diagnóstico antes de descartar outras causas possíveis. Se a taxa de ácido úrico estiver normal durante a crise, mas mesmo assim houver suspeita do desenvolvimento da doença, o médico deverá indicar nova dosagem dentro de duas semanas.

SINAIS E SINTOMAS
A articulação afetada pela gota apresenta sinais clássicos de inflamação com pele avermelhada, dolorosa e inchada.
Elevação de temperatura e rigidez na articulação.
Febre leve também pode estar presente.
A primeira crise pode durar de três a dez dias.
Nova crise pode surgir em meses ou anos e comprometer a mesma ou outras articulações.
O paciente que não se trata pode ter as articulações deformadas e ainda apresentar depósitos de cristais de monourato de sódio em cartilagens, tendões, articulações e bursas.

SAIBA MAIS
Uma das causas pode ser a ausência congênita de mecanismo enzimático responsável pela excreção do ácido úrico pelos rins. Esta causa, no entanto, é menos comum.
Alguns medicamentos, como diuréticos e o ácido acetilsalicílico, podem levar à diminuição da excreção renal do ácido úrico.
Gota úrica geralmente ataca o dedão do pé (75% dos casos), porém também pode afetar outras articulações no tornozelo, calcanhar, joelho, ombro, dedos etc. Se não tratada corretamente pode levar à formação de cálculos renais e complicações renais.
É preciso tratar a doença, muitas vezes, pelo resto da vida.
Só 20% dos hiperucêmicos desenvolverão a doença.
A crise é extremamente dolorosa, surge de forma espontânea, geralmente durante a noite, e pode durar vários dias.
A gota pode levar a doenças consequentes da hipertensão, como infarto do miocárdio ou derrames.
Trate doenças associadas, tais como a hipertensão arterial e a diabetes.
Pratique exercícios.
Não fique longos períodos sem se alimentar, porque em jejum o corpo acaba degradando a proteína muscular como fonte de energia, gerando ureia como um dos seus subprodutos;
Medicamentos, quando receitados, devem ser seguidos por todo o tempo recomendado, pois podem ter efeito incompleto se interrompidos.
O seu médico poderá orientar nos exames necessários para avaliar quanto de ácido úrico o seu organismo está formando e excretando, e se você está ingerindo demais alimentos com altos níveis de purinas.
Os portadores de gota devem ter cuidado com agentes que possam desencadear a crise, tais como traumas articulares e excesso de determinados alimentos (espinafre, tomate, álcool...). O único modo de evitar o aparecimento dos tofos é o tratamento regular sob orientação do reumatologista.

DIETA
Quase todos os alimentos possuem ácido úrico e dieta que restrinja seu consumo absoluto é praticamente impossível de ser realizada. No entanto, algumas medidas dietéticas devem ser adotadas:
Evitar dieta hipercalórica. A obesidade é um fator de risco;
Diminuir o consumo de gorduras e álcool, sobretudo os fermentados (cerveja e vinho);
Não coma frutos do mar, miúdos, excesso de carne vermelha, quando os níveis de ácido úrico estiverem altos porque você pode desencadear uma crise;
Limite a ingestão de carnes a uma porção por dia;
Para diminuir o ácido úrico, coma cerejas, morangos e extrato de aipo. Sendo assim, procure fazer dieta rica em frutas e laticínios, e pobre em alimentos ricos em purinas, como a carne, os leguminosos etc.
Beba pelo menos 2 litros de água por dia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;