Nacional Titulo
Hospital da Marinha já atendeu 10 mil pessoas no Rio
Do Diário OnLine
Com Agências
12/04/2005 | 11:57
Compartilhar notícia


O diretor do Centro Logístico de Saúde da Marinha, Jupiracy Gomes Damasceno, disse na manhã desta terça-feira que houve mudança no perfil dos pacientes que procuram o Hospital de Campanha da corporação no Campo de Santana, no Centro do Rio de Janeiro. A unidade começou a funcionar no dia 28 de março e, desde então, fez mais de 10 mil atendimentos.

"A princípio, as pessoas que procuravam o hospital eram carentes de qualquer atenção médica. Temos observado que o nível hoje é diferente daquele primeiro grupo. Agora, há muitos trabalhadores que vêm em busca, por exemplo, de atestado médico, de algum tipo de auxílio, para depois seguirem para o trabalho", disse o militar.

Segundo Damasceno, na primeira semana de funcionamento, 67% dos pacientes eram da cidade do Rio de Janeiro. "Os demais, em geral, eram dos outros municípios da região metropolitana. Mas já recebemos gente de Angra dos Reis, de Teresópolis e até do Espírito Santo", afirmou em entrevista à Agência Brasil.

O diretor do Centro Logístico destacou o trabalho da equipe do Humaniza SUS, que direciona pacientes para hospitais da rede federal, inclusive os municipalizados que estão sob intervenção, e ajuda a agilizar o atendimento na unidade da Marinha. Segundo Damasceno, o número de senhas distribuídas (4.654) é bem menor do que o de atendimentos porque muitas pessoas se consultam em mais de uma especialidade.

Se nos primeiros dias os pacientes passavam a madrugada na fila, do lado de fora do parque — alguns foram até assaltados —, agora eles preferem chegar às 6h (o hospital abre às 7h). "Não tem necessidade de chegar de madrugada", afirmou o diretor, acrescentando que "os problemas de assalto foram resolvidos, já que a Polícia Militar também reforçou o patrulhamento na área".

Damasceno disse também que não há prazo para o fim dos trabalhos da unidade no Campo de Santana, que foi montada para diminuir a demanda da emergência do Hospital Souza Aguiar, a poucos metros do parque. "Estamos cumprindo um decreto presidencial, a respeito da calamidade pública na saúde do Rio. Enquanto houver a determinação do presidente, a Marinha permanecerá no campo".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;