Internacional Titulo
Israel enfrenta greve geral no setor público
Por Das Agências
12/08/2002 | 09:18
Compartilhar notícia


Uma greve geral de três horas no setor público israelense começou nesta segunda-feira de manhã, convocada pela central sindical Histadrut, que exige uma indexação pelo menos parcial dos salários à inflação, segundo uma autoridade desta organização.

A paralisação interrompe o tráfego aéreo no aeroporto Ben Gurion, próximo de Tel Aviv, e o transporte marítimo e ferroviário. Os ministérios e as instituições públicas, os bancos e a companhia de telefones também foram afetados. A rádio e a televisão públicas interromperam seus programas.

Os hospitais, o Magen David Adom (o equivalente à Cruz Vermelha) e os bombeiros vão trabalhar como no Shabbat, o dia de descanso tradicional judeu, de sexta-feira ao anoitecer de sábado.

"Trata-se de uma greve de advertência, que esperamos que afete também as empresas privadas. No total, devem participar cerca de 1,5 milhão de trabalhadores", disse o porta-voz da Histadrut, Avinoam Magen. A Histadrut quer que o acordo sobre a indexação parcial dos salários, que expirou há seis meses, seja renovado.

A economia israelense vive desde o ano passado sua pior recessão em mais de meio século, sob o efeito do forte aumento dos gastos militares provocados pela Intifada, desde o final de setembro de 2000, e da crise da alta tecnologia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;