Cultura & Lazer Titulo
Solistas valorizam semestre da Sinfônica
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
21/08/2006 | 21:32
Compartilhar notícia


É uma programação e tanto. Neste segundo semestre da temporada 2006, a Orquestra Sinfônica de Santo André reúne nada menos que cinco convidados estrangeiros em um pacote com quatro programas diferentes e oito apresentações. Tudo com entrada franca, no Teatro Municipal de Santo André, à exceção do concerto na Sala São Paulo, em outubro, que terá ingressos a preços populares.

A temporada internacional começa com o italiano Massimiliano Caldi no comando da orquestra. Ele terá a companhia da pianista brasileira radicada em Londres Clélia Iruzun que, segundo o titular da sinfônica andreense, Flavio Florence, “é uma das pianistas brasileiras de mais destaque no cenário internacional”.

O programa que executarão é absoluta novidade nestas paragens. Florence explica que, de Mozart e Schumann, foram pinçadas obras relevantes do repertório de cada um com o objetivo de homenageá-los pelas respectivas efemérides: 250 anos do nascimento de um e 150 anos da morte de outro. Verdi entra com o bônus de permitir ao público ouvir a música de um autor italiano regida por um conterrâneo.

Em setembro, será a vez de render homenagens ao brasileiro Radamés Gnatalli, cujo centenário de nascimento também é celebrado em 2006. Para a missão, foi convocado como solista o violonista Fábio Zanon, um talento nacional que faz sua estréia ao lado da sinfônica.

Aliás, o concerto deste mês promete. Além da participação dos franceses Julien Chauvin e Lise Berthaud, o titular Flavio Florence comandará a orquestra num grande desafio: a execução de A Sagração da Primavera, de Stravinski, obra que a sinfônica não apresenta desde 1991.

Em outubro, a orquestra se apresentará em Santo André e na Sala São Paulo com o pianista alemão Andreas Henkel. Por fim, em novembro, será a vez do pianista português Sequeira Costa e da maestrina brasileira Lígia Amadio se encontrarem no palco. “Ele (Costa) é um dos grandes pianistas de sua geração e gravou a integral das sinfonias de Beethoven”, diz Florence. “É uma honra tê-lo conosco”. Para o cardápio da noite, Beethoven, é claro. Imperdível. <SC900,110>

Programação:

26 e 27 de agosto, 20h

Teatro Municipal de Santo André

(Paço Municipal, s/nº. Tel.: 4433-0789)

Entrada franca

Programa:

Verdi, Abertura Nabucco; Mozart, Concerto nº 23 para piano e orquestra KV 488

Solista: Clélia Iruzun

Schumann, Sinfonia nº 3 “Renana”

Regente convidado: Massimiliano Caldi (Itália)

23 e 24 de setembro, 20h

Teatro Municipal de Santo André

Entrada franca

Programa:

Mozart, Sinfonia Concertante para violino, viola e orquestra KV 364

Solistas: Julien Chauvin e Lise Berthaud (França)

Radamés Gnattali, Concerto nº 1 para violão e orquestra

Solista: Fábio Zanon

Stravinski, A Sagração da Primavera

Regente: Flavio Florence

21 de outubro, 21h

Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, s/nº - Luz - São Paulo)

Ingressos: R$ 5

22 de outubro, 20h

Teatro Municipal de Santo André

Entrada franca

Programa:

Wagner, Abertura O Navio Fantasma; Mozart, Concerto nº 27 para piano e orquestra KV 595

Solista: Andreas Henkel (Alemanha)

Schumann, Sinfonia nº 4

Regente: Flavio Florence

18 e 19 de novembro, 20h

Teatro Municipal de Santo André

Entrada franca

Programa:

Brahms, Abertura Trágica op. 81; Beethoven, Concerto nº 3, em Dó Menor, para piano e orquestra, op. 37

solista: Sequeira Costa (Portugal)

Brahms, Sinfonia nº 4, op. 98

Regente convidada: Ligia Amadio




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;