Política Titulo São Caetano
PTB de S.Caetano bate cabeça para definir posição ao pleito de outubro

Integrantes da sigla divergem sobre
projeto próprio ou apoiar Pinheiro

Por Junior Carvalho
Do Diário do Grande ABC
29/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa 6/2/15


A pouco mais de quatro meses da eleição de outubro, o PTB de São Caetano bate cabeça para definir a posição do partido na disputa pelo Palácio da Cerâmica. Integrantes do partido ainda divergem sobre lançar nome próprio à disputa ou indicar o candidato a vice-prefeito na chapa à reeleição do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB).

Em novembro, o presidente do PTB paulista, deputado estadual Campos Machado (PTB), sentenciou que o partido teria candidato próprio no pleito. A decisão foi encarada, nos bastidores, como balão de ensaio. A sigla pretende integrar a chapa de Pinheiro, mas precisaria idealizar projeto solo para elevar a importância da legenda na cidade, cujos governos foram revezados entre petebistas durante três décadas.

Nomes como o vereador Flávio Rstom e o ex-assessor do Paço Pádua Tortorello vislumbravam o partido no arco de alianças do ex-prefeito e pré-candidato José Auricchio Júnior (PSDB), mas a saída do hoje tucano do núcleo petebista não agradou Campos, que já descartou apoio ao ex-gestor. Diante do revés, petebistas pró-Auricchio encamparam o projeto de candidatura própria e lançaram Pádua à disputa.

A cúpula do PTB paulista, entretanto, não vê viabilidade na candidatura do ex-assessor, que é irmão do prefeito Luiz Tortorello (morto em 2004). Lideranças do partido não acreditam que apenas o sobrenome do petebista e sua participação nos governos do irmão (1989-1992, 1997-2000 e 2001-2004) e de Auricchio lhe renderão destaque na corrida pelo Paço. Ainda assim, Pádua insiste para que Campos patrocine seu projeto eleitoral.

Na ala pró-Pinheiro está o presidente municipal do partido, o vereador e chefe da Câmara Paulo Bottura, e o líder do governo Jorge Salgado. Ambos disputavam internamente a indicação de vice do peemedebista, porém Bottura perdeu força internamente depois de suspender a sessão que rejeitou as contas do tucano – posteriormente o plenário do Legislativo reverteu a decisão – e já defende que o parceiro de chapa de Pinheiro seja de fora da política. Neste contexto, petebistas veem no advogado Filinto de Almeida Teixeira (PTB), componente da executiva, quadro que se encaixa nesse perfil. O petebista já presidiu a legenda e atuou nas gestões do ex-prefeito Walter Braido (1965 a 1969, 1973 a 1977 e 1983 a 1988). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;