Setecidades Titulo São Bernardo
Grupo planeja realizar marcha da maconha no Paço de São Bernardo

Terceira edição está prevista para ocorrer em maio; diálogo com autoridades já começou

Por Cadu Proieti
Do Diário do Grande ABC
14/02/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


A terceira edição da marcha da maconha no Grande ABC, que reivindica a descriminalização do uso da erva, será realizada em São Bernardo. Segundo os organizadores, o ato está previsto para ocorrer no dia 24 de maio, mas pode haver alteração. A intenção é fazer concentração no Centro e dar a volta no Paço em caminhada, com faixas, bandeiras e megafone.

“Vamos levar o debate a mais uma cidade da região, da mesma forma que fizemos nos dois últimos anos”, comentou Ícaro Rizzo, um dos organizadores do movimento, que já foi realizado em São Caetano e Diadema.

O tema já foi debatido com Prefeitura e polícias Militar e Civil, mas o poder público ainda não foi comunicado de forma oficial. “Fizemos reunião de apresentação para discutir alguns detalhes do evento. No entanto, não temos nada fechado nem enviamos ofício, apenas nos apresentamos e mostramos a proposta do grupo para a cidade”, disse Rizzo.

Em 2012, cerca de 80 pessoas participaram do ato em Diadema. No ano passado, em São Caetano, o movimento manteve a quantidade de ativistas presentes. Em ambas as cidades, houve tentativa de cancelamento do manifesto por parte do poder público e de grupos sociais.

Segundo o secretário de Segurança Urbana do município, Benedito Mariano, foram feitas algumas ressalvas ao grupo. “Há orientação para que não sejam levadas crianças ao evento, já que esse é um tema considerado adulto. É uma manifestação pela legalização da maconha, mas isso ainda não é legal. Portanto, não é permitido fumar maconha durante a marcha. Eles se comprometeram a divulgar isso a todos que vão participar do ato.”

O titular da Pasta afirmou que não haverá tentativas de barrar o evento por parte da administração. “Não é a Prefeitura que deve autorizar esse tipo de evento. Quem deu o aval para a marcha foi o STF (Superior Tribunal Federal). Mas é importante sermos avisados com antecedência.”

A Polícia Militar informou que ainda não foi comunicada oficialmente, mas tem conhecimento da organização do ato.

O STF garantiu, em junho de 2011, o direito de cidadãos realizarem manifestações pela descriminalização e legalização de drogas em todo Brasil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;