Economia Titulo Produção
Indústria inicia o ano operando
abaixo da sua capacidade
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
22/02/2011 | 07:06
Compartilhar notícia


As medidas do governo para conter o consumo e refrear a inflação já refletem nos indicadores da atividade industrial brasileira.

Pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) aponta que o nível de UCI (utilização da capacidade instalada) das fábricas caiu pelo segundo mês seguido, o que não acontecia desde o estouro da crise financeira global, no fim de 2008.

O índice de UCI efetiva-usual (que vai de zero a 100 pontos e no qual valores acima de 50 significam utilização acima do usual para o mês e, abaixo dessa pontuação, o contrário) passou de 48,2 pontos em dezembro para 45,2 pontos em janeiro.

O estudo mostra que a produção industrial também recuou na comparação com o mês anterior (foi a 46 pontos), mas as empresas mantiveram seus estoques estáveis e no nível planejado, o que indica que a redução na atividade não chegou a surpreender a indústria.

Para o economista da CNI Marcelo Azevedo, os dados mostram que as empresas se prepararam para a demanda menor. "Provavelmente há o efeito câmbio (o real valorizado frente ao dólar)", afirma, citando que os exportadores perdem competitividade no Exterior e, no mercado interno, os produtos importados ficam mais acessíveis para o consumidor.

Entretanto, ele acrescenta que medidas do governo federal como o aumento da taxa básica de juros e elevação do depósito compulsório para financiamento de longo prazo já começam a surtir impacto na demanda no varejo, o que leva as fabricantes a refrear a produção.

O empresário Donizete Duarte da Silva, que é diretor adjunto da regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) de Diadema, assinala que se percebe, no meio empresarial, a demanda mais baixa. "Com o aumento do volume de importados, é natural um refreamento da atividade (das fábricas)", avalia.

Duarte da Silva cita ainda que sua empresa, que fornece equipamentos e sistemas de automação do chão de fábrica (principalmente na área automotiva), observou, no início deste ano, forte freada dos projetos de investimentos destinados à modernização dos processos produtivos. Isso, na sua avaliação, por causa do cenário de incertezas da economia. "As perspectivas não são boas, estamos buscando novos mercados", diz.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;