Economia Titulo Encontro
Região tem hoje evento sobre exportação
Por Soraia Abreu Pedrozo
Do Diário do Grande ABC
31/08/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


Exportadores da região e empresários interessados em vender ao Exterior podem participar hoje, a partir das 19h, do 6º Encontro de Comércio Exterior do Grande ABC, realizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico da região e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho de São Caetano.

O evento vai divulgar o resultado do segundo trimestre da balança comercial do Grande ABC, elaborada pela ABCex (Fomento ao Comércio Exterior do Grande ABC) com base em dados do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Ecomércio Exterior).

Haverá, ainda, apresentação sobre o cenário do comércio eletrônico no Brasil e oportunidades de negócio no setor no mercado internacional. O palestrante convidado é o sócio da Ludatrade.com, Diego Espíndola, que também vai descrever as características do Alibaba.com, portal de negócios B2B (Business to Business) presente no mundo todo, representando no País pela Ludatrade.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho de São Caetano, Celso Amâncio, que conduzirá a demonstração dos dados da balança comercial, as exportações no Grande ABC, de abril a julho, cresceram 31,97% em relação ao mesmo período em 2009, somando US$ 522,5 milhões em vendas ao Exterior (ver tabela ao lado). "O montante representou 11,61% das exportações do Estado de São Paulo e 2,93% das do País", conta o secretário.

Quanto às importações, os números também se expandiram, 51,35% ante o segundo trimestre do ano passado, encerrando julho com US$ 454 milhões. "O total correspondeu a 7,68% no Estado e 2,90% no País", diz.

Os principais destinos dos produtos da região enviados ao Exterior, de acordo com Amâncio, estão no Mercosul, tendo como destaque a Argentina. São Bernardo tem como maiores compradores a Argentina, o Chile e o México, e tem como seu carro-chefe chassi com motor para automóveis. Santo André vende mais para Argentina, Estados Unidos e Paraguai, principalmente pneus para ônibus e caminhões. São Caetano, para Argentina, Estados Unidos e Polônia, e exporta mais automóveis.

Para Mauá, os melhores destinos são Argentina, Estados Unidos e Peru, para onde são enviados propileno e copolímeros - componentes utilizados na fabricação de plástico. Para Diadema, são Argentina, Estados Unidos e México, vendendo a eles óleo vegetal epoxidado - matéria-prima que dá origem a tintas, propiciando maior durabilidade ao produto.

Em Ribeirão Pires, Estados Unidos, Reino Unido e Argentina são países os que mais demandam cartuchos para armas e, em Rio Grande da Serra, Espanha, México e Japão são os que mais importam freios para ônibus e caminhões.

O evento, que tem entrada franca, será realizado no Atende Fácil de São Caetano (Rua Major Carlo Del Prete, 651, Centro). Interessados devem confirmar presença pelos telefones 4227-7660/7656 ou pelo -mail sedert@saocaetanodosul.sp.gov.br Para mais informações, acesse www.abcex.org.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;