Setecidades Titulo Acidente
Princípio de incêndio paralisa trens

Moradores da região têm acesso limitado até a estação Tamanduateí entre 12h45 e 17h30

Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
07/04/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A circulação das composições da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) foi paralisada na tarde de ontem devido a princípio de incêndio no prédio do CCO (Centro de Controle Operacional), na Estação Brás, região central da Capital. O acidente ocorreu às 12h30 e fez com que o edifício fosse evacuado. Cinco linhas foram atingidas. A Linha 10-Turquesa (Brás - Rio Grande da Serra) teve funcionamento parcial. Ninguém ficou ferido.

Para os moradores do Grande ABC, entre 12h45 e 17h30, só era possível chegar à Estação Tamanduateí, onde é feita transferência para a Linha 2-Verde do Metrô, que funcionou normalmente no período.

Não houve tumulto nas estações do Grande ABC. O número de passageiros, comum para um sábado, era baixo em relação aos dias úteis, mesmo com intervalo variando entre cinco e dez minutos. Procurada, a CPTM não retornou até o fechamento desta edição.

PROBLEMA
Pela internet, a companhia informou que o princípio de incêndio atingiu o sistema de nobreak da iluminação do CCO. Essa estrutura é responsável pela manutenção da energia elétrica quando o fornecimento primário é interrompido. Dadas as devidas proporções, tem as mesmas características de atividade do nobreak para computadores, que mantém a corrente elétrica para que a interrupção não danifique o aparelho.

Funcionários da estatal relataram que no momento em que o risco foi constatado, a ordem era esvaziar o prédio. No entanto, é de dentro do CCO que a CPTM controla a movimentação e a sinalização dos trens. O resultado foi a paralisação das linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 11-Coral e 12-Safira. Como consequência, os passageiros encontraram as catracas de entrada das estações bloqueadas. A CPTM garantiu que colocou ônibus à disposição dos passageiros durante o período de interrupção, tendo em vista que as composições pararam nas plataformas mais próximas quando constatado o problema na base.

Segundo a empresa, a circulação nas linhas 7, 8 e 9 foi totalmente retomada por volta das 17h. Pouco depois, foram liberados os demais itinerários, incluindo o trecho entre Tamanduateí e Brás da Linha 10-Turquesa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;