Automóveis Titulo Fique ligado
Estudantes expõem criações
Do Diário do Grande ABC
10/06/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Oito projetos de veículos serão apresentados dia 18 durante a 43ª ExpoMecAut do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana).

A Exposição de Projetos de Formatura do Curso de Engenharia Mecânica Automobilística reunirá protótipos de 66 futuros engenheiros mecânicos. Entre as criações estão uma picape com capacidade para suportar mais volume do que o convencional, um veículo anfíbio blindado e um bólido com acionamento eletrônico nas válvulas.

Para autoescolas, o Access é a sugestão. O veículo é equipado com display que mostra ao instrutor o desempenho do aluno. "O carro possui dois volantes e dois conjuntos de pedais, que podem ser removidos com facilidade para passeios no fim de semana", diz Herlon Romero, ao sugerir a faixa entre R$ 28 mil e R$ 30 mil como preço do veículo.

A exposição será realizada no Ginásio de Esportes do campus São Bernardo. A entrada é gratuita e aberta ao público a partir das 19h.

Motores ‘cinquentões' da Scania

Em 29 de maio de 1959, a Scania inaugurou sua fábrica de motores no Brasil, a primeira operação de produção fora da Suécia. O projeto buscava atender às exigências de nacionalização de conteúdo do governo brasileiro naquele momento e previa o enorme potencial deste mercado.

A fábrica de motores Scania ficava situada no bairro do Ipiranga, em São Paulo, perto da unidade de produção da Vemag, empresa responsável pela montagem dos caminhões Scania com peças importadas. O primeiro motor produzido pela Scania no Brasil era um modelo D10, com seis cilindros e potência de 165 cv.

A fábrica da Scania no Ipiranga começou a montar veículos completos na segunda metade de 1960, quando a parceria com a Vemag terminou. Ao final de 1962, a Scania passou todas as suas operações de produção para São Bernardo.

Curso de direção 4x4 gratuito

A rede de centros automotivos DPaschoal organizará uma série de cursos gratuitos que ensinarão técnicas de direção fora de estrada aos seus clientes. Com dois dias de duração - sempre sábados e domingos -, o curso Direção 4x4 oferecerá aulas teóricas e práticas ministradas pelo instrutor profissional de off-road João Roberto Gaiotto.

Com início previsto para o próximo final de semana no Rio de Janeiro, a ação percorrerá 23 cidades de seis Estados do País, de junho a dezembro. São Paulo, Florianópolis, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre e Curitiba são algumas dos municípios que receberão os cursos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;