Setecidades Titulo
Falta d’água castiga moradores do Tatetos
Evandro De Marco
Do Diário do Grande ABC
03/05/2008 | 07:04
Compartilhar notícia


Os moradores do bairro Tatetos, em São Bernardo, reclamam da constante falta de água. O local fica em área de mananciais, na região do Riacho Grande, depois da balsa. Segundo as pessoas que moram ali, o fornecimento da Sabesp foi interrompido quase que por completo desde o último fim de semana.

“Desde domingo não cai uma gota de água na caixa. Estou com a louça suja na pia”, reclama a auxiliar de limpeza Maria Alves de Macedo.

A solução foi pedir água à vizinha, Maria das Graças Hernandes, que tem um poço no quintal. “É um grande desconforto ter de ficar pedindo isso toda hora”, diz Maria.

 Apesar de não enfrentar problemas com o abastecimento, a dona do poço está preocupada; “Com as chuvas, a água está ficando barrenta”.

Maria das Graças se tornou a ‘salvação’ também para outros vizinhos. A Chácara Videira, clínica de recuperação de dependentes de álcool e drogas, conta com a ajuda dela para fazer comida e água para as 26 pessoas que moram lá, sendo 23 pacientes que apresentam até quadros de esquizofrenia. “Estou usando água da piscina, que encheu com a chuva, para dar banho nos internos. Alguns tomam banho frio. Para outros, tenho de esquentar a água”, dispara Wagner Renildo Masseroux, coordenador geral da clínica.

Segundo Masseroux, houve várias tentativas de contato com a Sabesp, todas sem resultado. “Ligo várias vezes por dia, só que a ligação cai em uma mensagem. Em 10 minutos, ninguém me atende e eu desligo.”

A dona de casa Maria Alice de Souza diz que conseguiu ligar, mas continua sem o abastecimento. “Tenho o número do protocolo das reclamações que fiz nos dias 20, 21, 30 e hoje (ontem). Eles dizem que vão verificar, mas nada é resolvido.” Segundo Maria Alice, caminhões da Prefeitura retiram água do posto da Sabesp que abastece o bairro. “Isso já quase deu briga.”

Segundo o subprefeito do Riacho Grande, Ramos de Oliveira, a água é retirada para ser entregue a pessoas que não são atendidas pela atual rede. “Os técnicos sabem a quantidade de água que pode ser retirada de lá.” O subprefeito afirma que a Sabesp tem um estudo para fazer uma ampliação da rede, mas está atrasada com esse trabalho.

De acordo com a Sabesp, a rede está sendo feita, mas encontra problemas por causa da lei de mananciais. Além disso, a companhia alega que a falta de água no bairro não ocorre desde domingo. A quebra de uma bomba de água anteontem teria provocado a suspensão no fornecimento.

O conserto foi feito ontem e a previsão era de que a situação estivesse normalizada já na manhã de hoje. Quanto às interrupções no fornecimento denunciadas pelos moradores do bairro, a Sabesp as atribui a problemas pontuais, como rompimento de tubulações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;