Economia Titulo
IR: faltam três dias para fim do prazo
Daniel Trielli
Do Diário do Grande ABC
27/04/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


Quem ainda não entregou a declaração de Imposto de Renda 2008 (ano-base 2007) tem apenas três dias para prestar contas com o Leão. Às 20h de quarta-feira (30) acaba o prazo e, quem não entregar o documento pela internet, disquete ou formulário impresso terá de pagar uma multa de, no mínimo, R$ 165,74 e que pode chegar a até 20% do imposto devido.

Para auxiliar as pessoas nesses últimos momentos do prazo, a Umesp (Universidade Metodista de São Paulo) e a Uniban (Universidade Bandeirantes) estão fazendo plantão para atender contribuintes com dúvida.

O coordenador da campanha da Umesp, Francisco de Assis Alves Brígido, diz que espera que nos últimos dias muitos venham fazer a declaração no campus da universidade em São Bernardo. “Na última semana sempre aparece mais pessoas”, diz o professor da Faculdade de Economia e Ciências Contábeis, ressaltando no entanto que a disponibilidade de horário para atendimento, feito principalmente por alunos do oitavo semestre, está rareando.

Brígido, que é coordenador do curso de pós-graduação em Gestão de Impostos e Contabilidade Tributária, diz que o principal problema enfrentado pelas pessoas que vão à Umesp em busca de auxílio é quanto a relação de bens. “As pessoas vêm com todos os documentos referentes a rendimentos, mas esquecem do patrimônio, que é muito importante. É uma das coisas que a Receita Federal mais pega.”

Balanço - Até as 14h de sábado a Receita havia recebido 15 milhões de declarações, de um total de 24,5 milhões esperadas. Uma dica que os tributaristas dão aos contribuintes atrasados é entregar a declaração no prazo, mesmo incompleta, para evitar a multa, e depois fazer uma retificadora.

A declaração é obrigatória para todos que tiveram rendimentos tributáveis superiores a R$ 15.764,28 no ano passado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;