Automóveis Titulo Auto
Mantenha o 'ar' em dia
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
03/09/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Encarar os imensos congestionamentos dos grandes centros urbanos no sol escaldante do meio-dia não é nada fácil. Ainda mais em um País como o nosso, onde no inverno não é fato raro a temperatura ultrapassar os 30ºC. Por isso, estar com o ar-condicionado em dia, em perfeito funcionamento, pode aliviar os sintomas da ‘sauna automotiva'.

O interessante é que este equipamento, hoje um dos opcionais mais requisitados pelos compradores de carros zero-quilômetro, é negligenciado por boa parte dos motoristas. Pergunta: quantas vezes você encostou seu carro para fazer um ‘check-up' no ar-condicionado?

De acordo com Alexandre Navogin, engenheiro de aplicações avançadas da Delphi, não existe um período para as revisões do equipamento. No entanto, o ideal é que se faça uma vistoria de um em um ano, pois pode haver a necessidade da substituição de algum componente danificado.

"Uma das trocas mais comuns é a do filtro de ar, que pode ficar obstruído devido ao excesso de fuligem acumulada", revela Navogin, que alerta ainda sobre a possibilidade de um filtro em péssimo estado provocar reações alérgicas em pessoas que já enfrentam problemas respiratórios, como rinite.

Outro problema, que não chega a ser comum, mas que pode vir a acontecer, é o vazamento do gás. Isso pode ocorrer quando a lubrificação dos componentes do ar-condicionado não está em perfeito estado. "Quando isso acontece, basta fazer uma recarga de gás para tornar o equipamento novamente eficiente", explica o especialista.

Importante: ao contrário do que alguns estabelecimentos comerciais informam, o gás do ar-condicionado não "gasta" ou "envelhece". O que pode ocorrer em algumas raras oportunidades é um leve vazamento.

DICAS
Para manter o ar-condicionado sempre em dia, evitando dores de cabeça repentinas - péssimas para a saúde do nosso bolso -, vale seguir algumas dicas dos especialistas.

Uma delas é ligá-lo pelo menos uma vez por semana, evitando o ressecamento das peças e mantendo uma melhor lubrificação.
Se o seu carro possui válvula de água, aproveite o inverno para usar o ar quente. Assim você evitará a possibilidade de emperramento ou vazamentos na válvula.

MITOS E VERDADES
Essa ‘conversa' de que o certo é fazer a manutenção do ar-condicionado somente no inverno não é verdade. Na realidade, segundo Novagin, é que no inverno a procura é menor pelos serviços de reparo e revisão, tornando o orçamento mais baixo. "No verão, a procura por reparos é maior, elevando ainda mais o preço da mão-de-obra, principalmente".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;