Cultura & Lazer Titulo Pop rock
Radiohead inicia turnê verde
Por Da AFP
07/06/2008 | 07:05
Compartilhar notícia


O Radiohead utiliza a fama para proclamar sua preocupação com o meio ambiente: o grupo mais respeitado do cenário pop rock mundial iniciou ontem nova turnê na qual música e ecologia andam lado a lado.

O quinteto inglês liderado por Thom Yorke convidou a associação ecológica Amigos da Terra a se unir às apresentações na Europa, que começaram ontem em Dublin, um mês depois do início da turnê nos Estados Unidos.

A associação pedirá ao público que apóie a campanha The big ask, que defende a criação de um programa europeu de redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa. Yorke participou no lançamento da campanha, dia 27 de fevereiro em Bruxelas.

Ano passado, o Radiohead contratou analistas para calcular as conseqüências ecológicas da turnê. Os Amigos da Terra afirmam que a banda se esforça desde então para melhorar seu balanço de carbono "utilizando sistemas de iluminação que economizam energia, transportando material de trem ou navio, em vez de avião, e usando materiais recicláveis".

O Radiohead pede aos fãs que utilizem os transportes públicos ou compartilhem os veículos para chegar aos locais dos shows. O grupo, além disso, prefere se apresentar em casas de espetáculo centrais, de acesso mais fácil.

A banda deu o que falar no ano passado: com o fim do contrato com a EMI, decidiu abrir mão da gravadora e disponibilizou seu último álbum, In Rainbows, em seu site oficial. O disco foi baixado pelos fãs pelo preço que desejassem pagar, até mesmo de graça.

O balanço da estratégia não foi divulgado, mas segundo uma pesquisa inglesa um terço dos 3.000 compradores entrevistados não pagou nada e o preço médio foi de quatro libras (pouco menos de US$ 8).

Posteriormente, o CD foi vendido nas lojas da maneira clássica. A iniciativa deixou em segundo plano o mérito artístico de In Rainbows, apesar do álbum manter o alto padrão habitual do Radiohead.

Formado por Yorke, os irmãos Jonny Greenwood e Colin Greenwood, além de Ed O'Brien e Phil Selway, o grupo de Oxford ganhou fama mundial com a música Creep, incluída no álbum de estréia, Pablo Honey (1993).

Depois, a banda lançou The Bends (1995), sua obra-prima OK Computer (1997), os experimentais Kid A (2000) e Amnesiac (2001), além de Hail to the Thief (2003).

Em 15 anos de existência, o Radiohead tem conseguido conciliar sucesso comercial e experimentação artística, uma característica pouco habitual que permite ao grupo tomar certas liberdades junto à indústria fonográfica. Porém, não consegue escapar totalmente da mesma. A EMI, que possui os direitos dos álbuns anteriores a In Rainbows, lançou uma coletânea best of do período 1992-2003, contra vontade dos artistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;