Política Titulo Governabilidade
Marinho prepara mudanças

Por enquanto, a inevitável reforma administrativa que prefeito
terá que promover é assunto proibido nos corredores do Paço

Por Rogério Santos
Do Diário do Grande ABC
28/10/2012 | 06:36
Compartilhar notícia


Se agregar 17 partidos no arco de alianças vai favorecer a governabilidade no segundo mandato do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), por outro lado, o petista terá dor de cabeça para contemplar os apoiadores com cargos na Prefeitura, principalmente dos partidos que não conseguiram eleger vereadores ou que terão pouca representação na Câmara.

Por enquanto, a inevitável reforma administrativa que o prefeito terá que promover é assunto proibido nos corredores do Paço. Marinho começará a discutir o assunto apenas em dezembro. Mas, nos bastidores as movimentações sobre as mudanças, que devem atingir o primeiro, segundo e terceiro escalões, já começaram.

O PSB, que reelegeu apenas o vereador Antonio Cabrera, pode ficar com a Subprefeitura do Rudge Ramos, atualmente comandada por Ramiro Neves (PSL). O parlamentar socialista Ary de Oliveira, que não se reelegeu, é o mais cotado para assumir o posto.

O PMDB também vive a expectativa de ser contemplado com participação efetiva no governo petista. A sigla comemorou por 48 horas a indicação do vereador Tunico Vieira para ser vice de Marinho, mas o parlamentar foi preterido e Frank Aguiar (PTB) foi mantido na dobrada. Alijado do pleito majoritário, Tunico não tentou revonar o mandato na Câmara e deve disputar a eleição para deputado estadual em 2014.

As mudanças devem atingir também a estrutura administrativa do Paço. Pelo menos três secretarias trocarão de comando. A Pasta de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo é uma delas.ventila-se que o atual titular Jefferson da Conceição dará lugar ao vereador Mauro Miaguti (DEM). O democrata tem influência no setor empresarial, segmento que rejeitou Marinho em 2008, mas que o apoiou na disputa pela reeleição neste ano.

Além disso, com Miaguti no governo, o vereador Miranda da Fé (DEM), que não conseguiu a reeleição, mas ficou como primeiro suplente do DEM, manteria o mandato no Legislativo.

Giba Marson (PTB) deixou a Pasta de Gestão Ambiental em março para tentar retornar à Câmara. Porém, com 2.345 votos, não conseguiu cadeira e pode voltar a integrar a equipe de governo de Marinho.

 

TROCA DE PETISTAS

Eleito vereador em sua primeira candidatura, José Luiz Ferrarezi (PT) deve ser reconduzido à Pasta de Esportes. A estratégia visa assegurar legenda ao vereador Matias Fiúza (PT), teve 3.285 votos e ficou como primeiro suplente petista na Câmara.

Outros nomes cotados para assumir secretarias são os parlamentares petistas Toninho da Lanchonete e José Ferreira.

Os dois vereadores já forma promovidos a secretários em 2009, quando Marinho iniciou o primeiro mandato. Toninho dirigiu a Secretaria de Obras e Zé Ferreira comandou a Sedesc (Secretaria de Desenvolvimento Social e Econômico).

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;