Cultura & Lazer Titulo Na região
Sons para todas as idades

Projeto especial A Música da Gente faz show único hoje pela manhã no Cenforpe

Por Luís Felipe Soares
28/06/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Um projeto nada convencional tem agitado os alunos da Emeb Arlindo Miguel Teixeira, no Jardim Laura, em São Bernardo. Desde fevereiro do ano passado, o musicólogo Carlos Kater tem comandado na escola o projeto A Música da Gente, no qual cerca de 340 crianças entre 8 e 10 anos têm aprendido como desenvolver sua musicalidade de modo a produzir seu próprio som.

“O normal é que esse tipo de atividade leve a música para as crianças. Aqui estamos trilhando um outro caminho e tudo é um pouco mais complexo”, explica Kater. “Não é uma alfabetização musical tradicional, mas trabalhamos em cima das necessidades dos alunos. A ideia é que elas aprendam de um jeito bem pessoal, com códigos próprios.”

Na companhia dos músico- educadores Magno Camilo, Franklin Tomaz e Tchelo Nunes, o coordenador lidera processo que deixa de lado instrumentos convencionais (como flauta doce e teclado) para apostar em invenções com ajuda de tubos de PVC e galões d’água. Assobios e percussão corporal completam os estudos propostos.

Essa sonoridade será apresentada hoje, a partir das 9h, em apresentação única no auditório do Cenforpe (Centro de Formação dos Profissionais de Educação), também em São Bernardo. A entrada é franca para todo o público.

O show terá como base o disco homônimo do projeto. No palco, por volta de 250 crianças irão mostrar talento em faixas como Entendeu?, O Nosso Ritmo, Crime na Certa do Apartamento e Samba Funk, todas com títulos votados pelos alunos em conjunto com os professores. Composições desenvolvidas por Kater em parceria com o percussionista Ari Colares também ganham espaço na apresentação. Performances com conceitos de clown e algumas coreografias complementam a manhã.

Segundo o coordenador, “se você trabalha algo que é de fato necessário para as pessoas, o processo de construção do conhecimento ocorre. Quando isso não acontece, não adianta disponibilizar as informações. Usamos isso na música, mas também vale para tudo na vida.”

A Música da Gente – Show. Hoje, às 9h. No Cenforpe – Avenida Dom Jaime de Barros Câmara, 201, São Bernardo. Tel.: 4399-1104. Grátis. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;