Setecidades Titulo Animais
Cão ajuda crianças com câncer

Pequenos que fazem tratamento contra a doença na FMABC receberão visita de golden retriever

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
16/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Mundialmente reconhecidos como melhores amigos do homem, os cães passaram a ser aliados no tratamento de cerca de 100 crianças atendidas mensalmente no ambulatório oncológico da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), em Santo André. A Pet Terapia, técnica de utilização de animais em ambientes hospitalares, passará a fazer parte do cronograma de atividades desenvolvidas gratuitamente no serviço a cada 15 dias.

A ação é fruto de parceria entre a FMABC e o instituto Mapaa (Meio Ambiente e Proteção Animal) por tempo indeterminado e sem custos. O cão terapeuta da raça golden retriever Vinny estará à disposição da criançada durante período de uma hora, acompanhado pelo adestrador. “É uma raça dócil e que está sendo treinada para ser cão-guia. É importante destacar que ele está com vacinação em dia, toma banho uma vez por semana, tem os dentes escovados três vezes por semana e visita o veterinário mensalmente. Não oferece nenhum risco para as crianças”, ressalta a coordenadora do projeto, Liliane Reis de Barcelos.

Conforme explica o coordenador do setor de oncologia infantil da FMABC, Jairo Cartum, a literatura médica mundial recomenda a terapia com animais como forma de humanizar o serviço e contribuir para que haja melhor resposta ao tratamento por parte dos pacientes. “Geralmente as crianças e seus familiares têm impacto na parte emocional durante o tratamento e são obrigados a mudar sua rotina. Nossa ideia é criar ambiente favorável para todos”, observa.

APOIO

Para o analista de risco Ricardo Rogério Cardoso, 44 anos, qualquer atividade que ajude a amenizar o momento de sofrimento das crianças é bem-vinda. “Só de eles terem coisas positivas para lembrar quando forem embora e esquecerem do gosto ruim na boca e do enjoo após a quimioterapia é ótimo”, diz. Ele é pai do pequeno Pedro, 6, que está em fase final de tratamento contra um tumor na região do cóccix. O garoto foi um dos mais animados na recepção ao cão terapeuta. “Achei legal. Também poderia trazer minha gatinha aqui”, comentou Pedro.

A pequena Juliana, 6, recebeu a visita de Vinny enquanto passava por sessão de quimioterapia para tratar de câncer na região abdominal descoberto há três anos. “Ele é lindo”, destacou a paciente. A menina estava ansiosa pela presença do cão, tanto que começou a chorar com medo de perder sua participação enquanto estava sendo medicada. “Ela adora animais e ele parece ter gostado dela também”, ressalta a avó, doméstica aposentada, Magnólia Alves da Costa, 64.

Ao visualizar o sorriso no rosto de seu filho, Edson, 12, a dona de casa Cristina Gomes da Silva, 48, já cogita adotar um cachorro. “Fazia tempo que não o via feliz assim. Ele está depressivo e com dificuldade para comer”, lamenta. O morador de Diadema faz acompanhamento na FMABC há dois anos na luta contra tumores na garganta, tórax e baço. “Você sabe onde a gente adota um cachorro assim, tia?”, questionou o garoto com semblante animado.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;