Cultura & Lazer Titulo
Semana recorde para leilões de arte na Christie's de Londres
Por Da AFP
21/06/2007 | 17:43
Compartilhar notícia


A casa de leilões Christie's anunciou nesta quinta-feira ter batido o recorde de vendas de arte na Europa para uma única semana, graças às vendas de obras de Joan Miró, Lucian Freud e Claude Monet.

O valor acumulado atingiu os 350 milhões de euros ( cerca de US$ 470 milhões), enquanto um total de 23 artistas bateram seus próprios recordes.

A obra que alcançou o maior preço foi “Waterloo bridge, temps couvert”, do pintor francês Claude Monet (1840-1926), arrematada na segunda-feira por 26,5 milhões de euros por um colecionador americano anônimo.

Mas o quadro da série “Ninféias”, de Monet, vendido na terça-feira pela casa concorrente Sotheby's se tornou o trabalho mais caro do pintor impressionista já leiloado, alcançando os 27,4 milhões de euros.

Um retrato pintado em 1992 por Lucian Freud de seu amigo Bruce Bernard, comprado na quarta-feira por 11,7 milhões de euros na Christie's, estabeleceu um novo recorde para o pintor britânico, assim como para qualquer artista europeu em vida. “O Galo”, do pintor espanhol Joan Miró (1893-1983), leiloado por 9,8 milhões de euros, também representou um recorde mundial para o artista.

O primeiro dia da semana de leilões, dedicado ao impressionismo e à arte moderna, foi o mais lucrativo, arrecadando um total de 178 milhões de euros, a maior quantia para um evento deste tipo na Europa. Este entusiasmo evidencia “o incremento incessante do número de novos compradores que entram no mercado”, disse Jussi Pylkkaenen, presidente da Christie's na Europa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;