Esportes Titulo Copa Paulista
Tigre bate Ramalhão fora de casa

Diante de adversário cansado após longa viagem, São Bernardo iguala líder do Grupo 4 da Copa Paulista

Dérek Bittencourt
29/07/2013 | 07:25
Compartilhar notícia


Sobrou disposição e faltou futebol no clássico de ontem pela manhã entre Santo André e São Bernardo, vencido pelo Tigre por 1 a 0, no Estádio Bruno Daniel, pela quarta rodada da Copa Paulista. Aproveitando melhores entrosamento e condição física, contra o cansaço de parte do time adversário, os visitantes obtiveram a segunda vitória na competição e chegaram à vice-liderança do Grupo 4, com os mesmos sete pontos do líder Juventus. Já o Ramalhão segue estacionado nos três, em quinto lugar.

O Santo André foi a campo com cinco jogadores que chegaram de viagem de Penápolis – onde jogou no sábado pela Série D do Brasileiro – quatro horas antes de a bola rolar. Juninho Cappa, Ramalho, Gustavo, Luiz Ricardo e Nequinha – sendo que os dois últimos entraram em campo diante do Penapolense – encararam seis horas de estrada, chegaram ao Bruno Daniel, tomaram café da manhã e foram para o jogo.

Do outro lado, o São Bernardo, descansado, tentava se acertar com o campo enlameado, esburacado e impraticável.

Aliás, as péssimas condições do gramado prejudicaram o confronto. Na base dos chutes à distância e levantamentos para a área, pouco foi criado. A primeira boa chance do jogo foi do time da casa. Ramalho passou por três adversários e arriscou, para defesa de Wilson Júnior. Aos 22 minutos, Gustavo tentou e o goleiro do Tigre fez nova intervenção. A resposta veio aos 35. Após chute errado do goleiro Paulo Vitor, Gil tentou surpreendê-lo, mas o arqueiro se recuperou.

Na segunda etapa, Makanaki – outro que esteve no Interior – foi a campo para dar mais movimentação ao ataque andreense. Já no São Bernardo, Edson Boaro apostou em dar qualidade ao meio de campo com a entrada de Alex. E o treinador do Tigre foi mais feliz, tanto que, em 15 minutos o time criou três chances.

Aos seis, Gil cruzou e Raul cabeceou por sobre o gol. Na sequência, Alex arriscou e Paulo Vitor espalmou. Aos 14, porém, Magalhães fez boa jogada e serviu Gil, que girou e abriu o placar: 1 a 0.

Em desvantagem no placar e fisicamente, o Santo André tentou igualar na base da superação. Makanaki até tentou, aos 23, após tabela com Ramalho, mas chutou fraco. Apesar de mais posse, o time não teve força suficiente para empatar e ainda ficou no lucro, porque se expôs, mas Gil perdeu chance incrível no fim do jogo.

Dedimar: pedi para jogarem e eles se propuseram a fazê-lo por mim

A pergunta que não queria calar após o jogo entre Santo André e São Bernardo, ontem, era sobre a utilização, no clássico, de jogadores que encararam seis horas de viagem de ônibus entre Penápolis e o Grande ABC. Alguns deles chegaram quatro horas antes do apito inicial e foram a campo. O técnico Dedimar assumiu a responsabilidade e elogiou o esforço, apesar do revés.

“Foi um pedido meu, pela falta de atletas. Eles se propuseram a fazer esse sacrifício, porque tinham o direito de não jogar. Foi uma atitude nobre, difícil de acontecer atualmente”, destacou o comandante ramalhino. “Eles superaram as expectativas e foram além do limite. Estão de parabéns. Estou orgulhoso por comandar jogadores com esse conceito, dispostos a fazer algo a mais pelo clube”, emendou.

A sequência sem vitórias (quatro jogos, somando Série D e Copa Paulista) já ameaça o treinador, que se diz tranquilo. “Vou aguardar. As luzes amarela e vermelha foram acesas. Os resultados, que mantêm o bom ambiente, não têm acontecido. Mas estou ciente de que faço o que posso. DB

Edson Boaro elogia equipe e exalta profissionalismo rival

O técnico Edson Boaro considerou justo o triunfo do São Bernardo no clássico contra o Santo André. O comandante do Tigre enalteceu o comportamento do adversário, que teve de lidar com adversidades de planejamento, falou sobre as condições ruins do gramado do Brunão e elogiou o time.

“Temos que dançar conforme a música. Se não dá para jogar com bola no chão, não vamos jogar”, afirmou. “Os atletas do Santo André foram muito profissionais e valorizaram a nossa vitória. Foi justo. O São Bernardo mereceu vencer. Agora é recuperar esse grupo para o próximo jogo”, emendou o treinador do Tigre, referindo-se ao duelo contra o Taubaté, quarta-feira, no 1º de Maio. DB

Torcedores se enfrentam e ao menos um é detido no Brunão

Torcedores de Santo André e São Bernardo protagonizaram cenas de falta de civilidade e se enfrentaram do lado de fora do estádio antes da partida. Com gritos de guerra, uniformizados do Tigre e do Ramalhão iniciaram o embate na base da provocação.

Aos poucos, o clima esquentou e visitantes foram cercados perto do portão de entrada a eles destinado. Garrafas, pedras e pedaços de madeira foram utilizados como armas durante a briga e ao menos um torcedor do Santo André foi detido pela Polícia Militar. Dentro do estádio, o ambiente seguiu quente, mas apenas com provocações. Para evitar problemas, a polícia manteve os andreenses no estádio até a saída do adversário. DB




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;