Márcio Bernardes Titulo
Melhor Copa de todos os tempos?

Vai começar a Copa de 2010 com as melhores seleções do planeta. Todos os campeões mundiais estão presentes

Por Especial para o Diário
11/06/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Vai começar a Copa de 2010 com as melhores seleções do planeta. Todos os campeões mundiais estão presentes. Apesar da ausência de alguns jogadores que se machucaram, há muito craque aqui na África.
O país, carente em todos os itens sociais, gastou mais de R$ 8 bilhões em obras, construções e melhorias. Há quem diga que esse número é muito maior e que o governo esconde os dados oficiais.
Poucas coisas servirão efetivamente à comunidade. Uma delas é o trem rápido entre Joanesburgo e Pretória, capital administrativa do país. Também foi construído trem de superfície, tipo metrô, em Joanesburgo.
Os estádios construídos e reformados custaram quase R$ 3 bilhões. E não serão usados permanentemente, claro. É só pegar como exemplo o Engenhão, que virou elefante branco.
Todas as previsões indicam que o nível técnico da competição será elogiável. As mesmas seleções de sempre são apontadas como favoritas. Na bolsa de apostas, Brasil, Argentina, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália predominam. Mas não se pode desprezar Holanda, Sérvia e Portugal.
Apesar do inchaço do Mundial, fruto de negociações políticas de João Havelange e Joseph Blatter, espera-se poucos jogos com baixo nível técnico.

Um integrante destacado da comissão técnica do Brasil cometeu inconfidência. Informalmente contou a alguns jornalistas amigos que internamente tem muita gente que considera demasiadamente chato o técnico Dunga.
- Dentro dos grupos desta Copa, treinadores e jogadores indicam os adversários como favoritos na passagem para as oitavas de final. Estão quebrando a responsabilidade indiscutível apontada por torcedores e jornalistas. Favoritismo não se oferece ou tira. Adquire-se.
- Parreira ficou abismado com o que viu nas ruas de Joanesburgo. Milhares de torcedores saudaram sua seleção como se ela tivesse vencido a Copa do Mundo. Apesar da limitação técnica do time, até o presidente da República fala da conquista do torneio.
- Carlos Bianchi está hospedado no meu hotel. Veio contratado pela Televisa, do México. Elegante e simpático, me garantiu que a final da Copa será entre Brasil e Argentina. E quando perguntei quem venceria, respondeu: "Será um grande ataque contra uma ótima defesa."
- Jornalistas chineses foram assaltados em uma larga e movimentada avenida de Joanesburgo. Antes os portugueses sofreram a violência da criminalidade. Apesar dos esforços das autoridades, ladrões aproveitam a desatenção dos bem-intencionados.
- Elia Júnior e Mauro Silva me disseram que estão trotando pelas ruas bonitas de Sandton, o bairro mais chique de Joanesburgo. Disse que eles são dois malucos, porque a criminalidade acontece por toda cidade. São duas grandes figuras e não merecem passar o natural susto de um assalto.

Toque final

A imprensa e os torcedores pegaram pesado com Dunga quando saiu a lista dos 23 selecionados para a Copa da África. Todos queriam Ganso, Neymar e alguns apostavam em Ronaldinho Gaúcho.
O treinador nem deu bola e manteve a lista. Na visão mais pragmática ele foi coerente com seus princípios e atitudes anteriores.
Depois dos treinamentos aqui em Randburg e dos amistosos contra Zimbábue e Tanzânia, as cornetas soaram contra Gilberto Silva e Felipe Melo. Dunga disse que não está nem aí. Os dois estão escalados e são titulares.
Já se sabe que eles começarão a Copa. Não se sabe se terminarão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;