Política Titulo
Abalado, G-10 tende a perder força com evasão de outros integrantes

Ala denominada independente na Casa sofre com saídas e compromissos de campanha eleitoral

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
21/05/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


O G-10, ala denominada independente na Câmara de Santo André, sofre com a saída de vereadores, que até há pouco tempo formavam o G-12, e compromissos firmados durante a campanha eleitoral, de outubro. Elian Santana e Marcos Pinchiari, ambos do PTdoB, anunciaram oficialmente compor a base governista e devem puxar a fila das mudanças de lado. Esse cenário, atrelado à articulação do governo Carlos Grana (PT), tende a forçar a perda de outros integrantes do grupo.

Os parlamentares do PDT, Cosmo do Gás e Sargento Lobo, estão próximos de fechar acordo. Ambos já amenizaram o tom das críticas à administração petista. O presidente do diretório do PDT andreense, Adonis Bernardes, avaliou que o requerimento de expulsão da dupla "está paralisado" com a nova postura adotada pela bancada. "Eles estão demonstrando compreensão (com a situação)." Os pedetistas possuem cargos no primeiro escalão.

Alguns vereadores que compõem a ala já admitem o enfraquecimento político após aproximadamente quatro meses de união. Entretanto, o reconhecimento da falta de espaço fica somente nos bastidores. A adesão do grupo foi determinante para a instauração da CPI da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André). A interlocução da bancada governista esfriou o andamento das investigações.

Grana fará outra visita hoje ao Legislativo para estreitar o relacionamento e diminuir a tensão inicial, que provocou em derrotas no plenário. "Não tenho queixas com relação à Câmara", disse ontem, ao deixar em aberto a ampliação da base. O secretário de Gabinete, Tiago Nogueira (PT), afirmou que a "fase do G-12 ficou para trás" com o estabelecimento de diálogo mais intenso. "Agora é nova fase. O panorama é totalmente outro, mais favorável para acelerar os projetos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;