Cultura & Lazer Titulo
Brasileiros disputam prêmios em 11 categorias dos Grammy Latinos
Da AFP
26/09/2006 | 16:20
Compartilhar notícia


Compositores, intérpretes, produtores e engenheiros de som brasileiros disputam prêmios em 11 categorias principais da sétima edição dos Grammy Latinos, em que a cantora colombiana Shakira lidera as indicações, divulgadas nesta terça-feira, em Nova York. O músico Sérgio Mendes concorre, juntamente com o Black Eyed Peas, ao prêmio de Melhor Gravação do Ano, a principal categoria dos Grammy, em que estão em jogo 45 prêmios.

"Carioca", de Chico Buarque, e "Acariocando", de Ivan Lins, estão entre os concorrentes ao prêmio de Melhor Álbum de Cantor e Compositor, enquanto "Terra Amantiquira", da Banda Mantiqueira, e "Choros & Alegria", de Moacir Santos, ao de Melhor Álbum Instrumental.

"Aystelum", de Ed Motta, e "Roda Carioca", de Jovino Santos Neto, disputarão o prêmio da categoria Melhor Álbum de Jazz Latino.

A cantora gospel Aline Barros concorrerá em duas categorias: na de Melhor Álbum de Música Cristã em espanhol, com "Aline", e na de Melhor Álbum de Música Cristã em português, com "Aline Barros e Cia".

Xuxa (Xuxa só para baixinhos-6-Festa) e Adriana Calcanhoto ("Adriana Partimpim - O Show") estão entre as concorrentes ao prêmio de Melhor Álbum Infantil Latino, enquanto Edson Cordeiro ("Contratenor") e Mauro Senise ("Templo Caboclo") disputam o prêmio de Melhor Álbum de Música clássica.

Na categoria Melhor Projeto Gráfico de um Álbum, os engenheiros de som Cotô Guarino e Swami Junior concorrem com o disco "De Uns Tempos Pra Cá", de Chico César; e Duda Mello com "Jet - Samba", de Marcos Valle.

Com o álbum "Hoje", de Gal Costa, César Camargo Mariano disputa o prêmio de Produtor do Ano com Moogie Canazio ("Arquitetura da Flor", de Francis Hime; "Pra Você", de Margareth Menezes; "Que Falta você me Faz", de Maria Bethânia; "Simone - Ao Vivo", de Simone) e com Lenine e Maria Rita com "Segundo", de Maria Rita.

Outros três representantes brasileiros concorrem na categoria melhor vídeo musical versão longa: O Rappa por seu "Acústico MTV - O Rappa", Simone com "Simone - Ao Vivo", e Daniela Mercury com "Baile Barroco".

Depois das cinco indicações de Sharika e seu álbum, "Fijación oral. Vol.1", o guatemalteco Ricardo Arjona, o argentino Gustavo Cerati - ex-líder da banda Soda Stereo - e a mexicana Julieta Venegas aparecem com quatro cada um.

A banda de reggaeton Calle 13, de Porto Rico, Gustavo Celis, o colombiano Fonseca, o argentino Cachorro López e o mexicano Joan Sebastian os seguem, com três indicações cada.

Sérgio Mendes e Maria Rita somam duas indicações na lista específica do Grammy para a música brasileira: o primeiro na categoria Melhor Álbum Pop Contemporâneo com "Timeless", e a segunda na de Melhor Álbum de MPB, também com "Segundo".

Eles têm o mesmo número de indicações de Cabas, Café Tacuba, Diego El Cigala, Alejandra Guzmán, Ricardo Montaner, Gilberto Santa Rosa e Bebo Valdés.

A rainha do pop latino Shakira concorre nas categorias Melhor Canção, Álbum do Ano, Melhor Vídeo, Melhor Composição e Melhor Álbum Vocal Feminino com seu nono disco.

A colombiana virá com tudo nesta edição dos Grammy Latinos, pois em agosto, embora estivesse indicada em sete categorias dos MTV VMAs (Video Music Awards), saiu da cerimônia com um único prêmio, o de melhor coreografia.

O anúncio das indicações foi feito no Madison Square Garden, que em 2 de novembro será o cenário da primeira festa dos Grammy Latinos em Nova York (as seis anteriores foram celebradas entre a Califórnia e Miami). "As indicações deste ano são um verdadeiro reflexo de uma comunidade vibrante e dinâmica de fazedores de música, que inclui artistas, produtores, engenheiros de som, compositores e todos aqueles envolvidos no processo criativo", disse durante o anúncio dos indicados o presidente da Academia de Música Latina, Gabriel Abaroa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;