Internacional Titulo
Força russa diz controlar 50% de Grozny
Por Do Diário do Grande ABC
02/02/2000 | 08:09
Compartilhar notícia


As forças federais russas só controlam 50% de Grozny, a capital da Chechênia, que os chechenos afirmaram ter abandonado nesta terça-feira, segundo fontes militares do estado-maior das forças russas, citadas pela agência Interfax.

O controle total da cidade é questao de dias, afirmaram os militares russos citados pela agência. ``As unidades de assalto das forças federais já nao encontram resistência orgnaizada', precisaram as fontes.

Há perdas entre os soldados devido essencialmente aos franco-atiradores que ainda estao na cidade, entre eles numerosos mercenários ucranianos dos países bálticos e de alguns países árabes, segundo os russos.

Um alto dirigente checheno anunciou nesta terça que os combatentes haviam abandonado a cidade, mas a informaçao nao foi confirmada oficialmente pelos russos.

Por outra parte, o caudilho checheno Shamil Bassayev reconheceu ter sido ferido em uma perna, em declaraçoes que lhe sao atribuídas esta quarta-feira em uma página Internet chechena. ``Estou vivo e gozo de boa saúde. Fui ferido por fragmentos em uma perna, mas tenho forças suficientes para eliminar o agressor', declarou Bassayev, segundo a página Internet.

O chefe da milícia chechena pró-russa Bislan Gantamirov afirmou ontem que Bassayev tinha pisado em uma mina quando saía de Grozny e que havia amputado uma perna no hospital de Alkan-Kala, a cerca de 10 km de Grozny.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;