Setecidades Titulo Trânsito
Carros param em local proibido na Prestes Maia

Veículos estacionados colocam em risco segurança na avenida

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
06/06/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Santo André continua a ignorar o estacionamento de veículos na faixa da direita da Avenida Prestes Maia. No sentido Avenida dos Estados, altura do núcleo Tamarutaca, as placas indicam que é proibido parar e estacionar. No entanto, o espaço é utilizado livremente. Há cerca de duas semanas, a administração municipal havia prometido intensificar a fiscalização.

Na segunda-feira, a equipe do Diário esteve no local e verificou a presença de três caminhões e quatro carros estacionados. O problema persistia durante a tarde de ontem. Além de atrapalhar a fluidez, os veículos parados oferecem riscos para quem trafega pela direita. A Prestes Maia compõe o Anel Viário Metropolitano, também chamado de Corredor ABD. Por este motivo, a via tem grande fluxo de caminhões, que, por lei, têm de trafegar pela primeira faixa.

Ao se deparar com os carros parados, os caminhões costumam frear bruscamente e desviar para a esquerda, com risco de colisões traseiras e laterais.

O problema persiste na viela paralela à Prestes Maia, um dos acessos ao Tamarutaca. Lá, também não é permitido o estacionamento. No entanto, a equipe verificou que o espaço estava sendo utilizado de forma irregular por sete carros e três motos. Como a rua é estreita, os veículos parados impedem que os moradores manobrem os veículos e saiam pela via principal do núcleo. Dessa forma, precisam acessar a avenida de ré e também correm risco de acidentes e multas.

Em nenhum dos casos foram vistos agentes de trânsito. A Prefeitura, no entanto, insiste em informar que o local é fiscalizado diariamente e que os veículos estacionados de maneira irregular são autuados.

GUIAS

Outro problema constatado pelo Diário é a falta de guias rebaixadas no fim da faixa de pedestre em frente ao Tamarutaca. A administração afirma que solicitou a correção do problema e que aguarda a realização do trabalho pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Recentemente, o município instalou semáforo para pedestre na via, onde um casal morreu no ano passado ao ser atingido por roda de caminhão enquanto tentava atravessar. A medida provocou lentidão no corredor, que recentemente teve melhorias após a entrega da nova pista da Avenida Lions, em São Bernardo. A promessa de Santo André era construir passarelas, projeto que foi abandonado por falta de espaço.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;