Cultura & Lazer Titulo
Cultura da 'terrinha' em S.Bernardo
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
21/07/2008 | 07:02
Compartilhar notícia
Divulgação


Cinco bibliotecas de São Bernardo recebem, a partir de hoje, a exposição Família Real - Usos e Costumes. A mostra integra uma extensa programação, com filmes, concertos e peças teatrais, que celebram o bicentenário da chegada da Família Real portuguesa ao Brasil.

Parte das atividades são voltadas a escolas e parte, ao público em geral. Para estes, o destaque fica por conta das atrações internacionais, É o caso, por exemplo, do espetáculo teatral Zen ou Sexo em Paz, que a Cia. 100 Ilusões, de Aveiro, Portugal, leva ao Teatro Cacilda Becker (Praça Samuel Sabatini, s/nº. Tel.: 4348-1081), no dia 23 de agosto.Baseada em texto de Dario Fo e sua mulher Franca Rame, a comédia fala da falta de uma verdadeira educação sexual em uma sociedade hipócrita, que ainda trata o sexo como tabu.

Também vêm da ‘terrinha' os filmes de oito diretores diferentes que compõem o Ciclo de Cinema Português, a ser exibido às quartas e sábados, às 20h, a partir de 6 de agosto, também no Teatro Cacilda Becker.

Um dos longas prometidos é A Passagem da Noite (2003), de Luis Filipe Rocha. O filme tem como personagem principal uma garota de 17 anos que engravida depois de ter sido estuprada por um dependente químico. Ela tenta esconder de todos seu drama e nessa jornada conta com a ‘companhia' de uma prostituta e de um representante da Justiça.

Entre as atrações locais, está o espetáculo teatral D. Maria, a Louca, que conta, nos palcos, com a deficiente visual Maria Hipólito. A montagem será exibida no dia 28 de agosto, às 20h, no Teatro Cacilda Becker.

MÚSICA

No dia 30 de agosto, a Orquestra Filarmônica de São Bernardo participará de um concerto que reunirá, ainda, o Coral Infantil das Emebs, a Banda Sinfônica Municipal e o grupo de dança folclórica portuguesa da Casa da Ilha da Madeira, de São Paulo.

No dia seguinte, será a vez do grupo Capela Ultramarina exibir repertório de músicas portuguesas antigas.

As bibliotecas da cidade que recebem a mostra sobre a família real portuguesa são: Machado de Assis (r. Araguaia, 284), Érico Veríssimo (r. Jacob do Bandolim, 81), Manuel Bandeira (r. Bauru, 21) e Guimarães Rosa (av. João Firmino, 900).

A programação especial continua até 6 de setembro. As atividades e horários podem ser conferidos pelo site da prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;